Consórcio ou financiamento

Consórcio ou Financiamento? Qual é a melhor opção para comprar o seu imóvel com economia?

Consórcio ou financiamento: quando optar entre um ou outro na compra do imóvel?

O auge da crise financeira mundial, no último trimestre do ano passado, impactou diretamente na oferta de crédito ao consumidor. Os prazos de financiamento foram reduzidos e as parcelas passaram a ficar inviáveis ao orçamento.

Por outro lado, na mesma época, houve maior procura por consórcios para a aquisição de bens. "A crise financeira global acabou beneficiando o sistema. No seu auge - setembro, outubro e novembro -, obtivemos as maiores vendas de cotas de consórcio. Em um cenário de turbulência, há uma busca por alternativas, principalmente quando falamos de pequenos investidores", afirmou, no início do ano, o presidente da Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio), Rodolfo Montosa.

Mas, quando optar entre uma modalidade ou outra, na compra da casa própria?

Vantagens e desvantagens
Antes de escolher a melhor forma de adquirir o imóvel, é importante avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma. No financiamento, por exemplo, é possível ter as chaves do imóvel nas mãos logo no início, enquanto no sistema de consórcio é necessário aguardar ser sorteado - ou ser contemplado por meio de um lance -, para ter acesso ao crédito que utilizará na compra do bem, prazo este que pode demorar, e muito.

Além do prazo, outro ponto a ser levado em consideração são os custos envolvidos. Nos financiamentos, normalmente é necessário pagar um valor de entrada, para que as taxas de juros sejam mais acessíveis e o prazo mais baixo. Nos consórcios, por sua vez, a entrada é a primeira parcela e, no lugar das taxas de juros, são cobradas taxas de administração.

Perfil do comprador
O financiamento normalmente é indicado para aquelas pessoas que têm valor de entrada para dar no imóvel e que topam trocar o valor do aluguel pelo valor das prestações.

O consórcio, por outro lado, é uma opção para quem não tem pressa e as parcelas acabam sendo menores que as de um financiamento tradicional.

Publicado em: | Atualizado em: 22/05/2018