Consórcio - Uma Poupança Programada

Consórcio - Uma Poupança Programada

Segundo a Abac - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios o consórcio hoje é considerado uma poupança programada. Para qualquer uma das modalidades: consórcio de imóveis, consórcio de automóveis ou consórcio de serviços, é possível o planejamento para adquirir um bem.

Dados da Abac, registraram que 29% das cadernetas de poupança, em 2009, foram consideradas inativas. Isto significa que o brasileiro inicia um projeto de investimento para adquirir um patrimônio e, por diversos fatores, principalmente falta de disciplina acaba desistindo deste projeto.

Entre os fatores positivos dos consórcios, apontados por Raphael Galante, Assessor Econômico da Abac, estão a disciplina e o compromisso de poupar; o foco no bem que se pretende comprar e que o consórcio permite a antecipação da compra do bem, através da contemplação por sorteio ou lance.

Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac, ressalta que no caso da caderneta de poupança, além da disciplina de poupar durante o período a pessoa só receberá esse valor ao final. Comparando com o consórcio, esta pessoa seria então o último contemplado. Mas no caso do consórcio, o consorciado tem a vantagem da oportunidade de ser contemplado, mensalmente por sorteio ou por lance.

Leia a seguir o texto da Abac sobre estratégia de investimento:


Uma Estratégia de Investimento

Quando se trata de investimento, muitas pessoas não sabem por onde começar. Reservar parte do que se ganha para investir não é tarefa fácil. Os motivos dessa dificuldade podem ser resumidos:

- Os pequenos gastos diários incontrolados, que parecem poucos, acabam por representar muito dinheiro ao final do mês, inviabilizando o investimento.

- As pessoas pensam ser necessário ter uma enorme quantia de dinheiro para investir de uma só vez.

O Sistema de Consórcios constitui-se em uma opção simples e segura para pessoas e empresas que desejam investir em bens duráveis, bens imóveis e bens de produção.

Com uma pequena quantia mensal e um pouco de disciplina pode-se colocar em ação uma estratégia de investimentos com objetivos definidos.

Investimento e Retorno

No consórcio, todos os participantes do grupo se benificiam do autofinanciamento. Assim, o participante contemplado no início passa a usufruir o bem pagando um custo muito menor do que os demais modalidades de financiamento.

Quem é contemplado no final do grupo também faz um excelente investimento, recebendo um bem pelo seu valor atualizado e pelo qual pagou um valor menor.

A administradora de consórcios por seu lado, zela pelo bom andamento do grupo, cabendo ao consorciado manter a fidelidade do pagamento para participar das Assembleias de contemplação por sorteios e lances.

 

Publicado em: