Consórcios crescem 2% em cotas e 13% em participantes

Consórcios crescem 2% em cotas e 13% em participantes

A demanda por consórcio aumentou nos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período de 2011. Segundo a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), as administradoras venderam 1 milhão de cotas entre janeiro e maio, alta de 2%. Entre janeiro e maio do ano passado, o setor teve 989,7% cartas comercializadas.
 
De acordo com a entidade, o número de novas cotas foi correspondente a R$ 30,9 bilhões. A expansão em relação ao acumulado dos cinco primeiros meses do ano passado foi de 5%.
 
O consórcio é uma modalidade de crédito em que o interessado compra uma carta, paga as parcelas, nas quais é incluída a taxas de administração, que na média é de 21% do valor emprestado, e recebe o prêmio mediante ao maior lance do grupo que participa ou por sorteio.
 
Nos primeiros cinco meses, segundo a Abac, o número e contemplações cresceu 14,2% sobre o mesmo período do ano passado, com 500,4 mil prêmios.
 
O número de consorciados também está próximo dos cinco milhões. Em maio, o setor estava com 4,93 milhões de participantes, alta de 13,1% sobre o quinto mês do ano passado.
 
Por nota, o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, avaliou que o consumidor está mudando o comportamento financeiro, e isso resulta em elevação na demanda por consórcios. "Os números sinalizam comportamento diferenciado do consumidor em relação ao consórcio que, como foco em planejamento financeiro e construção ou ampliação de patrimônio pessoal, familiar ou empresarial, tem optado pelo mecanismo como forma cultural de poupar, mas com objetivo definido e com custo menor", disse o executivo.
 

Publicado em: