Consórcios de serviços vendem 3 mil cotas em 6 meses

Nova modalidade de crédito inclui cirurgias estéticas, tratamentos dentários, festas e viagens

Legalizado em fevereiro, os consórcios de serviços tiveram 3.287 cotas vendidas nos seis primeiros meses, 2.682 delas estão ativas, segundo a Associação Brasileira e o Sindicato Nacional de Administradores de Consórcios.

A nova modalidade de crédito permite que cirurgias estéticas, tratamentos dentários, festas e viagens sejam adquiridos em prestações por meio de consórcio. Antes, a regra valia apenas para bens, como carros e imóveis.

Foi o consórcio que permitiu a estudante e moradora de Ribeirao Preto Lucilene Gomes, de 21 anos, realizar o desejo de colocar uma prótese de silicone nos seios. O valor da cirurgia é R$ 4,5 mil e será pago durante três anos, sem juros, em parcelas mensais de R$ 140.

“Antes as cirurgias plásticas eram para classe média, para quem tinha condição, hoje não, é uma coisa normal”, afirma Lucilene.

Segundo o economista Jair Casquel Júnior, antes de fechar o negócio, é preciso observar a taxa de administração cobrada pelo serviço. “É preciso verificar a saúde financeira da empresa e a taxa de administração cobrada, ela não pode ser muito alta porque senão compensa fazer um financiamento”, orienta.

Publicado em: