Consórcios de veículos atraem consumidores do crédito

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Enquanto as concessões de empréstimos acumulam queda de 15,2% no ano, as vendas de novas cotas acumulam crescimento de 38%.

No ano de 2011, o volume de concessões para financiamento de veículos apresentou desaceleração por conta do avanço dos índices de inadimplência, que fecharam 2011 em 7,3% no segmento pessoa física, o que deixou os bancos mais cautelosos. Contudo, o consumo continuou em ritmo acelerado com o aumento da renda dos brasileiros e baixos índices de desemprego. Diante deste cenário, os consumidores migraram para o consórcio, que cresceu 38% em 2011, enquanto em 2010 a expansão foi de 28% na comparação com 2009.
 
Segundo o Banco Central, o crédito do setor automotivo acumula queda de 15,2% das concessões no último ano, para R$ 9,446 bilhões em dezembro, na comparação com 2010, quando estava em R$ 11,136 bilhões.
 
Segundo a supervisora-executiva de Marketing do Consórcio Nacional Volkswagen, Ruth Wiering, as pessoas têm acesso ao consumo, mas não possuem renda para a aquisição imediata, caminhando para o crédito ou consórcio. “Percebemos que houve um aperto com o aumento da inadimplência. Como [os bancos] ficaram mais restritos, acabaram direcionando para o consórcio”, diz a supervisora, que  acrescenta: “2011 foi muito importante, com o crescimento de 38% do mercado na venda de novas cotas; na comparação com 2009 e 2010 a alta foi de 28%”.
 
Fonte: DCI

Publicado em: | Atualizado em: 23/05/2018