Consórcios de veículos crescem 28%

Atualmente mais de 3,6 milhões de consumidores participam da modalidade de crédito

Os consumidores brasileiros adquiriram 1,48 milhão de novas cotas de consórcios de veículos automores entre janeiro e agosto deste ano, 27% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando 1,16 milhão de cotas foram vendidas.

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac), atualmente, 3,67 milhões de brasileiros participam de consórcio para aquisição de algum tipo de veículo, 11% mais do que os 3,30 milhões que pagavam a modalidade de crédito em agosto do ano passado. Com mais consumidores envolvidos no sistema, o número de contemplações também subiu: saltou das 575 mil que foram realizadas entre janeiro e agosto de 2010 para as 629 mil registradas no mesmo período de 2011.

Veículos leves

O tipo de consórcio que mais cresceu foi o de veículos leves, que abrange automóveis, camionetas e utilitários. Foram comercializadas 542 mil cotas novas de consórcios deste tipo de veículos entre janeiro e agosto, 54% a mais que as 352 mil adquiridas no mesmo período do ano passado.

Já o consórcio de motos foi o que menos cresceu. Ainda assim, saltou de 774 mil cotas vendidas no ano passado para as 894 mil comercializadas em 2011.

Publicado em: