Cresce a fatia de veículos vendidos via consórcio

A participação dos consórcios nas vendas de veículos leves avançou de 11,2% em 2011 para 14,2% em 2012, considerando apenas o primeiro semestre de cada ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) divulgado na quinta-feira, 1º. O estudo avaliou a representatividade dos veículos entregues por meio das contemplações em planos de consórcio no mercado total de veículos.
 
No segmento de duas rodas, as motocicletas contempladas representaram 42,5% das vendas totais no primeiro semestre de 2012 contra 34,8% apurado em igual período do ano passado. Dentro do setor de veículos, o segmento mantém a maior participação no sistema de consórcios. Também houve alta em caminhões, de 17,3% em 2010 para 21,2% em 2012.
 
O estudo da Abac também mostra a evolução de cada segmento nos primeiros semestres de 2010 e 2011. Enquanto o de veículos leves, que inclui automóveis, utilitários e comerciais leves, tem registrado crescente participação desde 2010, passando de 8,6% para 11,2% em 2011, a participação de caminhões e motocicletas vendidas via consórcio caíram entre 2010 e 2011, dentro do mercado total de cada segmento: para caminhões, a retração foi menor, de 17,7% em 2010 para 17,3% em 2011, enquanto a fatia de motocicletas recuou de 37% em 2010 para 34,8% no ano passado.
 
“Os dados revelam que o sistema de consórcios vem ampliando sua representação na venda de veículos leves, motos e caminhões no País, ao longo dos últimos três anos. Em cenário caracterizado pelo crescente planejamento financeiro, observa-se que o consumidor, ano após ano, tem buscado alternativas mais econômicas de consumo responsável e consciente quanto a sua imediata necessidade”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac. POR REGIÕES
 
As contemplações ocorrem em diferentes níveis quando consideradas por região. Na comparação entre o primeiro semestre de 201e mesmo período de 2012, o segmento de leves registrou alta nas regiões Norte, Nordeste e Sul, enquanto houve recuo no Sudeste e Centro-Oeste. 
 
Os consórcios continuam como principal modalidade para aquisições de motocicletas no Nordeste e Norte, mas o sistema foi menos utilizado este no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 
 
Já para caminhões, as regiões Sul e Centro-Oeste registraram alta nas contemplações deste segmento, enquanto no Sudeste e Nordeste houve recuo. No Norte não houve variação do índice, ficou estável.

Publicado em: