Cuidados ao comprar um Consórcio Contemplado

Cuidados ao comprar um Consórcio Contemplado

Poder ter um crédito fácil para comprar um imóvel é o sonho de consumo de qualquer pessoa, tudo com muita rapidez e facilidade, sem consulta ao SPC e à Serasa e sem comprovação de renda. A promessa que se vê diante de um anúncio de jornal que oferece uma carta de crédito de qualquer valor para adquirir facilmente o imóvel que você sempre sonhou é tentadora, mas fique atento! Na grande maioria dos casos, trata-se de um dos maiores golpes aplicados no Brasil: o da carta de crédito contemplada.

Os golpes são aplicados de diversas formas, em um deles um empresário de Curitiba que prefere não se identificar queria um financiamento para comprar um apartamento e se interessou por um anúncio que viu no jornal: uma carta de crédito contemplada no valor de R$ 300 mil. Ele ligou para o vendedor, que disse que a carta anunciada já tinha sido vendida, mas que um amigo consultor teria outra carta de crédito de imóvel contemplada para vender e eu poderia comprar um imóvel em qualquer lugar do Brasil.

O consultor ofereceu um consórcio e afirmou que, para que a carta de crédito fosse contemplada imediatamente, era necessário pagar antecipadamente R$ 20 mil. O empresário aceitou o negócio pagou o valor solicitado mais logo percebeu que tinha sido enganado. Liguei algumas vezes para ele e quando consegui perguntei porque o crédito ainda não havia sido liberado? Ele ainda riu e falou assim, olha, agora você tem que aguardar o sorteio - conta.

A polícia alerta que golpes em classificados de jornais são comuns em todo país, o consumidor precisa estar atento e saber identificar os possíveis golpes. Antes de comprar uma carta de crédito contemplada deve-se entrar em contato com a administradora do consórcio para ter as informações corretas. E lembre-se: não há como ser contemplado com a ajuda de ninguém, só por sorteio ou lance.

Apesar de raros existem casos em que o consorciado já contemplado por sorteio não quer adquirir um imóvel ou por algum outro motivo passa a ofertá-la no mercado. Sendo assim, é necessário conferir com a administradora responsável pelo consórcio se a carta de crédito realmente existe e se está de fato contemplada, além de verificar em que condições financeiras ela está, e todas as informações pertinentes, para que essa possa ser transferida de titularidade sem problemas.

Dicas:

• não acredite em promessas de ganhos fáceis ou em vantagem excessivas;
• adquira cota de consórcio somente de administradoras conceituadas;
• verifique junto aos órgãos competentes a idoneidade da administradora;
• não assine documentos com promessas que não estejam no contrato;
• leia atentamente o contrato antes de assiná-lo, consulte um advogado;
• não compre consórcio contemplado sem antes conferir na administradora uma prova da contemplação é a carta de crédito;
• não aceite documentos enviados via fax ou e-mail,consulte diretamente a administradora;
• ao comprar uma cota contemplada, forneça seus dados pessoais somente para a administradora;
• lembre-se que ao comprar uma cota contemplada você estará assumindo, integralmente as obrigações do consorciado que você está substituindo;
• verifique junto a administradora o procedimento para transferência da cota.

Para não cair em armadilhas, no site do Banco Central – www.bcb.gov.br é possível verificar quais as administradoras estão regulamentadas para atuar no mercado.

Publicado em: