Custo do financiamento de imóvel deve dobrar, consórcios são melhor opção

Custo do financiamento de imóvel deve dobrar, consórcios são melhor opção

Os financiamentos de imóveis vão ficar mais burocráticos e caros a partir de 2012. A previsão dos economistas é que o dinheiro da poupança (crédito dos financiamentos) deve acabar entre 2012 e 2013. 

Alternativa viável e barata para o crédito são os autofinanciamentos. Os consórcios, por exemplo, não dependem de recursos externos, não tem juros, e as taxas são menores, quando existentes. 

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) afirmou, ao jornal o Estado de S. Paulo, que os bancos já estão estudando novas possibilidades para o crédito. Mas é consenso de que os valores serão bem mais altos e a burocracia maior.

A poupança subsidia 60% dos financiamentos de imóveis no Brasil. Na prática, o rendimento da poupança gira em torno de 6,17% ao ano. Se os recursos da poupança se esgotarem, como prevêem os bancos, a taxa de cálculo será a Selic, cerca de 12,5%. Ou seja, os custos irão quase dobrar.

Consórcios: opção segura

O consórcio depende exclusivamente dos recursos aplicados pelo próprio cotista.

Nos consórcios de imóvel, um grupo de pessoas se une com objetivo de juntar dinheiro para comprar um bem. Cada um paga uma mensalidade que equivale ao valor da casa ou apartamento dividido pelo tempo de pagamento.

Assim, mesmo que os recursos da poupança acabem, a forma de adesão, valores, tempo e taxas de um consórcio permanecerão inalteradas. Além disso, o valor do crédito é corrigido anualmente, mantendo o poder de compra do consorciado, mesmo que os preços subam.

Assim como nos financiamentos, o consórcio permite que você use seu FGTS para quitar a dívida, adiantar parcelas ou dar lances. Saiba como.

Conheça outras vantagens do consórcio:

 -Não tem juros (a compra do imóvel ocorre à vista);
- Possui apenas uma taxa fixa de administração;
- Não tem burocracia para adesão;
- As parcelas chegam a ser 47% menores que as do financiamento.

Publicado em: