Custo menor facilita compras pelo consórcio

Para quem busca entender como funciona um consórcio, é importante encontrar uma administradora fiscalizada pelo Banco Central. Confira!

Na hora de tomar uma decisão sobre o que é melhor ou o que pesa menos no bolso do consumidor, custo menor faz toda a diferença. Por isso, o sistema de consórcio tem sido uma modalidade de compra bastante utilizada para comprar bens, com preço mais acessível e vantagens exclusivas.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o total de adesões ao sistema saltou de 168,6 mil (jan/2016) para 176 mil (jan/2017). Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da entidade, o resultado positivo nas adesões explica-se pelo número crescente de consumidores que já inseriram boas práticas financeiras em seu dia a dia.

Para quem busca saber mais sobre como funciona um consórcio, é importante encontrar uma administradora autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. Com mais segurança e tranquilidade, você pode comprar até mais de uma cota e concorrer aos sorteios em igualdade com os demais participantes do seu grupo.

É importante ressaltar que o consórcio funciona ainda como um autofinanciamento, no qual o próprio consorciado aprende a poupar o próprio dinheiro até o momento da contemplação. Assim, não há empréstimo envolvido, não existindo juros ou parcelas intermediárias.

Como não há uma data específica para ocorrer a contemplação, o consórcio é mais indicado para quem não tem pressa ou não necessita imediatamente do bem. Mesmo diante dessa característica, ao poupar em grupo, diante de objetivos semelhantes, o consórcio passa a ser mais motivador e atrativo, ajudando ainda, a economizar, seja pelas parcelas acessíveis ou pela disciplina financeira, imprescindível para os participantes, já que todos precisam estar com os pagamentos em dia para que a contemplação não seja prejudicada.

Faça uma simulação de consórcio para o bem que deseja adquirir e confira todas as possibilidades para a sua compra!

Fonte: Istoé

Publicado em: | Atualizado em: 28/03/2017