Despesas extras na compra de imóvel, esteja preparado

Saiba o que você tem que pagar, além das prestações, quando compra um imóvel. Veja as dicas.

 

É importante considerar os valores e impostos e de despesas extras na hora de comprar sua casa própria. Segundo o presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo (Amspa), Marco Aurélio Luz, em entrevista a Exame S.A., existem ainda os valores de certidões de imóveis e despesas de cartório que devem ser consideradas depois da compra.

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI, por exemplo, tem custo de cerca de 2% do valor do imóvel adquirido. Some a isso os custos de despachantes, taxas de avaliação o aumento nos custos de prestação.

Imóveis financiados ainda na planta têm as parcelas reajustadas pelo índice de Custo da Construção (INCC). Depois da entrega as prestações são reajustadas pelo Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), mais a taxa referencial, que nos últimos dose meses está em 1,15%.

 “Antes de fechar a compra de um imóvel, é necessário analisar se, realmente, haverá condições de pagar as prestações. O ideal é que o parcelamento não ultrapasse os 30% da renda familiar, além de possuir um fundo de reserva", afirmou Luz. 

 

Publicado em: