​Dicas básicas para quem planeja contratar um consórcio

A modalidade de consórcio é ideal para quem se programa para conquistar o que deseja no médio ou longo prazo.

Como em todo bom negócio, aderir a um consórcio requer alguns cuidados para evitar transtornos. Portanto, para quem planeja contratar um consórcio, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) sugere algumas dicas básicas:

Contemplação

A modalidade de consórcio é ideal para quem se programa para conquistar o que deseja no médio ou longo prazo. Por isso, é importante analisar a própria necessidade no que se refere à contemplação, que ocorre por sorteio ou lance.

Planos flexíveis e diversificados

Embora muitas regras do consórcio sejam determinadas por lei e normativos, a administradora é livre para oferecer uma série planos. Para escolher a melhor alternativa, é só fazer uma simulação!

Comprometimento

Como o objetivo do consórcio é unir pessoas em um grupo para formar uma poupança única, da qual todos os participantes podem usar uma parte para comprar um bem ou contratar um serviço, é muito importante que cada consorciado seja pontual com seu pagamento, mesmo depois de ser contemplado por sorteio ou lance.

Correção do valor do crédito

O crédito no consórcio é corrigido conforme rege o contrato, sendo o mais comum algum índice de inflação ou o preço sugerido pelo bem. Isso acontece para que, independentemente da data em que for contemplado, o consorciado tenha o poder de comprar para adquirir o bem desejado.

Confira outras vantagens e adquira a sua cota de consórcio sem burocracia!

Fonte: Folha de São Paulo / ABAC

Publicado em: | Atualizado em: 01/08/2017