Dicas consórcio: Melhores pisos para cada ambiente do seu imóvel

Dicas consórcio: Melhores pisos para cada ambiente do seu imóvel

Uma casa pode ser dividida basicamente em três áreas: íntima, social e áreas molhadas. Saiba qual o tipo ideal de piso em cada uma delas. Escolhendo o tipo certo de piso você mantém sua casa mais aconchegante, evita prejuízos com desgastes e mantém cada ambiente com seu toque pessoal.

Para a área intima podemos usar quase todos os tipos de piso. Os de madeira são os preferidos por serem mais aconchegantes. Dê preferência para as certificadas e tome cuidado para não escolher um tipo muito mole como a amendola.

A madeira também pode ser usada nas áreas sociais dos imóveis. Mas nunca para cozinhas e banheiros – as áreas molhadas.

Carpetes, pisos de borracha e laminados, conhecidos como carpetes de madeira, são boas opções de pisos quentes para áreas sociais e íntimas.

Leve em consideração o clima que o ambiente oferece.  Ambientes mais quentes podem ter pisos mais frios.

Cerâmicos e porcelanatos podem ser uma boa opção. Eles são ótimos para as áreas molhadas. Pisos neutros, claros e com textura discreta duram mais.

Pastilhas de vidro são as mais indicadas para as áreas molhadas.  Mas tome cuidado com o rejunte, eles tem várias cores e composições, veja o que se encaixa melhor. Eles podem ser usados em qualquer ambiente, mas com cuidado para que você não se sinta para sempre em uma piscina.

Os pisos monolíticos são outros revestimentos frios que podem ser usados na casa toda. Entre eles estão o popular cimento queimado, o cimento polimérico, o microcimento, o granilite, o fulget, o piso epóxi, por exemplo. O problema desses revestimentos são as trincas que aparecem na grande maioria das vezes em que estes são utilizados.

Para evitar essas trincas surgiram as placas de concreto e os ladrilhos hidráulicos, usados principalmente em salas e cozinhas, porque têm resistência e fácil manutenção e limpeza. Os ladrilhos hidráulicos são formados por pequenas peças produzidas de modo semi-artesanal à base de cimento. O material permite a produção de peças com desenhos sob medida.

Mármores, granitos e outras pedras decorativas são pouco indicados para os quartos já que são muito frios. Pode ser usado na cozinha, mas é necessário cuidado com a porosidade da pedra, devido a sujeira e gordura que pode acumular, já que algumas mancham facilmente e assim ficam para sempre.

O comum é que se use mármore em banheiros, e áreas menores, pois o piso é de alto custo.  Entretanto pode ser colocado em qualquer ambiente da casa, pois tem grande resistência e durabilidade, e suas cores, texturas e possibilidades de tratamento são inúmeras, o material é resistente à incidência de água e pode ser cortado em peças de grandes dimensões.

Para decidir o que utilizar em cada ambiente preste atenção as variações entre quente ou frio, se resiste ou não à água, a cor, a textura e o efeito que você deseja. Procure conversar com um profissional, analise os custos e não misture mais do que 3 tipos de piso.
 

Publicado em: