Dicas para a negociação na hora da compra do seu automóvel

Dicas para a negociação na hora da compra do seu automóvel

Uma compra pode ser tanto um motivo de satisfação quanto de frustração. Para evitar arrependimentos e garantir a satisfação, a ferramenta importante é a negociação bem feita na hora da compra.

Conheça algumas dicas para você fazer um bom negócio

• Não tenha pressa – O primeiro cuidado que se deve ter é evitar a compra por impulso. A fim de fechar negócio rapidamente, vendedores dizem que a oferta vai acabar no mesmo dia, que não há outros carros como aquele ou que antes alguém veio ver o modelo da vitrine, gostou e deve voltar à tarde para levá-lo. Não caia nessa.

• Tenha em mente o que quer - Antes de entrar na loja, tenha em mente de que modelo você precisa, os opcionais e o máximo que está disposto a pagar. Bons vendedores costumam ser reconhecidos por fazer alguém levar um modelo diferente do que procurava.

• Busque informações - Procure se informar sobre valores de seguro, manutenção, economia de combustível, tamanho de porta-malas, oferta de itens de série, desvalorização do usado, preço etc. De preferência, faça isso antes pela internet. Em caso de dúvida entre modelos diferentes, faça o test-drive e converse com proprietários.

• Prefira comprar versões mais sofisticadas - essas versões já trazem de série determinados itens, como direção hidráulica, em vez colocá-los num carro pelado. Isso porque, quando ele se tornar um usado, seu valor de tabela tende a levar em conta apenas o que ele trazia de fábrica.

• Pesquise e compare - Definido o modelo que você quer adquirir, pesquise preços em jornais, internet, concessionárias e até mesmo em lojas independentes que vendem carros novos. Verifique nos serviços de proteção ao consumidor, como Procon e Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), se não há queixas contra a concessionária ou loja que você procurou. Ao pesquisar, tenha os preços e as listas de equipamentos detalhados sempre à mão, para poder usá-los na fase final da negociação.

• Determine os tempos de negociação - Se estiver em processo de pesquisa de preços, diga que tem pouco tempo. É comum um vendedor dizer que vai consultar o gerente em busca de uma oferta melhor quando a intenção é apenas ganhar tempo e vencer o cliente pelo cansaço. Não espere demais por uma resposta e programe-se para gastar de 15 a 30 minutos em cada concessionária. Quando decidir que vai fechar negócio, tire o tempo que for necessário para negociar, mesmo que seja o dia inteiro.

• Imponha-se na negociação - Ouça o vendedor, mas comande a negociação. Diga a ele exatamente o que procura e quanto e como pretende pagar. Se o vendedor insistir na oferta e ela não lhe trouxer nenhum benefício, deixe claro que não se interessa. Isso coloca você em posição de vantagem, mostrando que não será um cliente fácil de convencer.

Adquira seu carro pelo Consórcio de Automóveis

No Consórcio de Automóveis, você define o valor do veículo que planeja comprar e divide o plano em até 70 meses sem juros. Ao ser contemplado, você pode usar a carta de crédito para adquirir seu carro novo ou usado, de qualquer marca ou modelo. Para participar do consórcio não é necessário avalista e nem a comprovação de renda.

Faça uma simulação e conheça mais vantagens!

 

Publicado em: