Dicas para quem quer fazer um consórcio

Confira as dicas para fazer um consórcio com segurança e facilidade.

Sempre que o consumidor pretende adquirir um bem de valor e não conta com a quantia necessária para pagá-lo à vista, o sistema de consórcios acaba se tornando uma opção atraente de compra, que já chegou a registrar no primeiro mês deste ano, um aumento de 14,1% em seus negócios, em relação a janeiro de 2016, com a comercialização de R$ 6,47 bilhões em créditos, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Trata-se de uma forma programada de compra, que reúne em grupos, pessoas físicas ou jurídicas com a finalidade de formar uma poupança para a aquisição de carros, motos ou imóveis. Toda a gestão é realizada com a ajuda de uma administradora de consórcios, que precisa ser autorizada pelo Banco Central. Mensalmente ou conforme o contrato, contempla por sorteio ou lance, o consorciado com o crédito no valor do bem desejado, até que todos sejam atendidos.

Confira algumas dicas

Analisar a espera da contemplação: para quem quer fazer um consórcio, é importante analisar a necessidade. Como todos os participantes concorrem em igualdade, não é possível saber o momento exato da contemplação. Por isso, é mais interessante para quem não tem pressa.

Encontre um plano atraente: prazo, taxa de administração, valor do crédito, cobrança ou não de fundo de reserva e de seguros podem variar entre as empresas. Portanto, faça uma simulação para encontrar a melhor alternativa para o seu bolso de acordo com a sua necessidade!

Informações e garantias: é preciso ler atentamente todas as cláusulas contratuais. Essa atitude ajuda a identificar direitos e deveres do consorciado e da administradora, além de ficar por dentro de todas as regras do consórcio.

A disciplina e o planejamento financeiro são imprescindíveis nesse sistema de compra. Portanto, escolha um plano com parcelas que não sobrecarreguem o seu orçamento, uma vez que você precisará estar em dia com os pagamentos para não ter a contemplação prejudicada. Confira todas as vantagens do sistema de consórcios! 

Publicado em: | Atualizado em: 18/04/2017