Ecosport, o novo SUV que vai apaixonar os brasileiros

Completamente novo, o EcoSport ganhou status de projeto global com a nova filosofia corporativa da Ford. Coube ao Brasil o papel de desenvolver um veículo feito para agradar mercados cada vez mais exigentes, como os emergentes Índia, China e Rússia. Pelo menos no estilo ele deve ser aprovado com louvor: não há nenhuma referência ao antigo EcoSport. Os faróis com parábola simples tem LEDs de iluminação diurna e a generosa tomada de ar frontal deixou o carro com um visual intimidador. De lado, nota-se o vinco que atravessa as maçanetas até terminar na traseira e a faixa cinza na parte inferior das portas, que passa a impressão do veículo. 
 
A parte de trás é a que traz mais referências ao primeiro EcoSport: soluções como a porta traseira com abertura lateral e o suporte do estepe externo foram mantidas à pedido do consumidor. Um pouco mais para a direita está a grande sacada dos designers da Ford: a maçaneta da tampa do porta-malas camuflada na lanterna. Basta apertar levemente um pequeno botão para ter acesso ao compartimento de bagagens. A cabine também é diferente de tudo que se conhecia em termos de EcoSport. Nada de peças mal encaixadas: o painel dividido em dois andares e lembra muito o interior do New Fiesta. Se a posição de dirigir continua elevada como convém a um SUV, a dirigibilidade agora remete a um carro de passeio. 
 
Debaixo do capô, o cansado motor 1.6 Zetec RoCam cede espaço para o Sigma 1.6 16V Flex, produzido em Taubaté (SP) e enviado para a montagem final em Camaçari (BA). Com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, o carro entrega 115 cv com etanol e 110 cv se a escolha for pela gasolina. A outra opção é o conhecido Duratec 2.0 16V, preparado para render 147 cv com o combustível etílico e 141 cv quando abastecido com gasolina. 
 
Equipamentos de série não faltam: há ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, freios com sistema anti-travamento (ABS) e airbag duplo desde a versão de entrada, chamada apenas de S e vendida por R$ 53.490. Com estilo e conteúdo, o novo EcoSport tem tudo para agradar os antigos consumidores e arrebatar uma nova legião de fãs. Por ora, o Ford deve se firmar com uma das melhores opções de sua categoria, mas a concorrência não deve demorar para reagir. Além do Renault Duster, o Ford deve ganhar as companhias de Chevrolet Trax, Peugeot 2008 (baseado no 208), JAC SII, Fiat 500X e do SUV derivado do Hyundai HB20. A briga promete ser boa, mas o desfecho só será conhecido nos próximos capítulos.
 
Veja a tabela de preços do novo Ford EcoSport:
 
Ford EcoSport S 1.6: R$ 53.490 
Ford EcoSport SE 1.6: R$ 56.490 
Ford EcoSport Freestyle 1.6: R$ 59.990 
Ford EcoSport Freestyle 2.0: R$ 62.490 
Ford EcoSport Titanium 2.0: R$ 70.190
 

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