​Educação financeira faz parte do sistema de consórcios

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o mercado avançou 25%. Confira!

O sistema de consórcios tem se tornado uma modalidade de compra programada bastante eficaz para os momentos de fragilidade econômica, proporcionando ainda, alternativas para a aquisição de bens com foco no planejamento e na educação financeira, seja para a realização de objetivos pessoais, familiares ou empresariais.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o mercado avançou 25%, ultrapassando R$ 23 bilhões em vendas de janeiro a abril de 2016 para R$ 28,7 bilhões no mesmo período deste ano.

Quando autorizado pelo Banco Central, o consórcio proporciona uma negociação segura, desde que haja um planejamento financeiro antes mesmo da participação em um grupo. Dessa forma, as chances de comprometer as finanças pessoais são bem menores, sem contar que o sistema de consórcio proporciona planos maiores e parcelas mais acessíveis.

O consórcio ainda tem propiciado a formação de uma poupança com os valores destinados mensalmente para as parcelas, possibilitando programar a compra de um bem com mais garantia e tranquilidade, sempre com vistas à concretização de um sonho ou para a ampliação de patrimônio.

Fonte: Folha de São Paulo / DC

Publicado em: | Atualizado em: 04/08/2017