Fgts Aquece consórcios no país

Fgts Aquece consórcios no país

Com possibilidade de usar Fundo de Garantia, trabalhadores buscam cada vez mais a modalidade para comprar imóvel

Cada vez mais os brasileiros recorrem aos consórcios imobiliários. Considerada a forma mais barata de comprar a tão sonhada casa própria, o sistema teve crescimento significativo em relação ao último ano. Somente entre janeiro e maio de 2010, o volume de negócios aumentou 38,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Nestes meses, os contratos atingiram R$ 23,7 bilhões.

A possibilidade de usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nessa operação já apontado como um dos fatores desse crescimento expressivo.
O uso do FGTS é uma das alternativas para quem quer sair do aluguel sem ter que encarar com os juros altos dos financiamentos tradicionais.

Apesar de ainda não ter aproveitado a oportunidade do consórcio, a pedagoga Flávia Dorte Lira, de 26 anos, sabe o poder de seu FGTS. A jovem está comprando apartamento pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e pretende usar o fundo para diminuir ao máximo o número de parcelas. “É muito bom poder usar o FGTS, porque muita gente não tem condições. Acho legal o governo permitir utilizar”, comemora.

Fabiano Lopes Ferreira, vice-presidente da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), se mostra empolgado com as previsões para o mercado. “Estamos com pensamento muito positivo. Nossa previsão era de crescimento de cerca de 10% neste ano, mas acho que já podemos contar com um pouco mais por causa do FGTS”, projeta.

O dirigente da Abac também aposta no consórcio como forma de investimento. “Quando o trabalhador põe o dinheiro no consórcio, ele está rendendo juros. E tem ganhos muito maiores do que no FGTS. No consórcio valoriza mais. É muito mais interessante”, afirma.

Ele aposta ainda em rendimentos para a economia como um todo. “Poder usar o Fundo de Garantia só traz benefícios a todos. Para o trabalhador, o consorciado, as administradoras. Isso movimenta a economia”, conclui o vice-presidente.

Como Usar o FGTS

Opções de Uso
Antonio Limone, diretor de operações da Caixa Consórcios, orienta quem quer usar o FGTS na operação. Primeiro, é necessário já ter o imóvel. Respeitando esta condição, o dinheiro do Fundo de Garantia pode ser usado integralmente em amortização do consórcio, liquidação ou pagamento de parcelas.

Regras de Uso
Para solicitar o uso do fundo, é preciso ir à Caixa, onde ele está depositado. O consorciado deve ter pelo menos três anos de FGTS, ter o imóvel registrado em seu nome e não pode possuir outro financiado em qualquer lugar ou já quitado na mesma região. Devedores não podem usar o FGTS. Quem está em débito há mais de três meses fica impedido de recorrer ao fundo para os pagamentos.

Pagamento de Parcela
Em caso de uso do FGTS para pagar parcelas, o consorciado não pode ultrapassar 80% do valor dela, mesmo que haja saldo suficiente para pagar mais que isso. No entanto, o dinheiro ainda pode ser usado para pagar outros 80% no mês seguinte e nos próximos, se houver saldo suficiente.

Publicado em: