Final de semana eu vou pra Salvador!

No carnaval 2012, Salvador recebeu 500 mil turistas. Recife recebeu 710 mil visitantes, e em Olinda 95% da rede hoteleira ficou ocupada*. Para aproveitar as folgas do trabalho e as férias escolares, muitas pessoas investem em viagens durante o Carnaval. No entanto, o final do verão oferece preços até 50% mais baratos e passeios muito mais tranquilos.

Para quem não gosta enfrentar aglomerações e trânsito viajar em março pode ser uma boa maneira de descansar, divertir-se e pagar um preço justo por isso. Então, por que não ir para um dos destinos mais procurados no feriado mais famoso do Brasil?
 
Salvador é muito mais do que axé, trios elétricos e abadás. Para conhecer alguns dos pontos mais famosos você só precisa de um final de semana.
 
A primeira parada obrigatória é o Pelourinho, bairro na Cidade Alta - considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - que tem 800 casarões dos séculos XVII e XVIII. Vielas, ladeiras e largos que concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e um vaivém de gente de Salvador, do Brasil e do mundo durante o ano todo.
 
Também no Centro Histórico, visite a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no século XVIII para que eles pudessem assistir aos cultos religiosos, já que eram proibidos de frequentar os outros templos.  A construção possui estilo barroco e rococó e inúmeras obras sacras. Outra famosa da cidade é a Igreja do Bonfim, mas se você não conseguir visitá-la vá ao templo de São Francisco – que é muito mais belo (erguido em 1723, é considerado um dos mais extraordinários monumentos do barroco mundial!). 
 
O Elevador Lacerda é um dos pontos turísticos da cidade, mas a maioria dos turistas se decepciona ao descobrir que ele não é panorâmico. Então, aproveite para tirar fotos lá de cima (a paisagem é simplesmente a Baía de Todos os Santos e o Forte São Marcelo) e andar pela Praça Tomé de Souza. Ao descer, visite o Mercado Modelo, bom lugar para comprar lembrancinhas e ver uma roda de capoeira genuinamente baiana. Dia 29 de março é aniversário de Salvador e, no mercado, você tem a chance de  curtir algumas festividades.
 
Salvador foi a primeira cidade planejada do Brasil, por isso tem muitos fortes e faróis – reserve um dia para eles e para as praias. Alguns destinos são: o Farol Barra (aproveite e dê um pulo na Praia da Barra) e a praia de Itapuã que é a mais famosa da cidade e vale a pena, com águas verdes, coqueiros, piscinas naturais e areias muito claras, o tema de bossa nova ainda encanta com o fim de tarde.
 
Dicas
 
Culinária
Fique atento ao que vai comer e não se aventure nos temperos baianos (para intestinos mais sensíveis a muqueca e até mesmo o patenteado acarajé podem deixar você no quarto de hotel e impedir o rumo da viagem). 
 
Segurança
Infelizmente Salvador também é conhecida pela violência, ainda mais depois dos tumultos do começo deste ano (de acordo com o governo baiano, a segurança está normalizada). No entanto, é só ficar atento: use roupas simples e leve pouca coisa nos passeios. Para registrar os momentos, leve uma câmera discreta e se possível, contrate um guia turístico.
 
Souvenirs
Uma dica é não se apegar às lembrancinhas. A foto com a baiana é cara; outro conselho é comprar a fitinha do Senhor do Bonfim nos últimos dias, assim não fica carimbado que você é um turista desbravador e uma boa isca para espertos.Invista numa camiseta com todos os orixás, assim você vai ficar um pouco mais por dentro da cultura e da crença dos baianos.
 

Publicado em: