Financiamentos com recursos da poupança podem não atender a demanda

Financiamentos com recursos da poupança podem não atender a demanda

O risco do esgotamento dos recursos da caderneta de poupança vem deixando os bancos em estado de alerta. Hoje a poupança é considerada a principal fonte de recursos para o financiamento imobiliário, mas a grande preocupação em todo o sistema bancário e que a aplicação não consiga atender o grande déficit habitacional brasileiro que atualmente éde 5,8 milhões de unidades.

O consórcio consiste em um grupo, formado por pessoas físicas ou jurídicas, que tem a finalidade de formar uma poupança destinada à compra - no caso, de imóveis - por meio de autofinanciamento. Como está forma de obter o crédito não depende da poupança este sistema pode contribuir para que um maior número de pessoas possa realizar o sonho da casa própria sem precisar utilizar o financiamento tradicional como forma de obter o crédito desejado.

O consórcio de imóveis além de oferecer prazos mais longos para pagamento e ser uma opção livre de juros, permite que o cliente possa programar seus gastos, auxiliando no planejamento de outros bens que ele deseje adquirir, como um automóvel ou fazer uma viagem. Além disso, o consórcio de imóveis oferece taxas e parcelas menores, menor burocracia, e não existe a necessidade de um avalista e comprovação de renda.

A dica para quem deseja adquirir um imóvel a longo prazo é procurar realizar uma simulação dos planos disponíveis e descobrir as vantagens do consorcio de imóveis.

Publicado em: