Flexibilização facilita uso do Fgts no Consórcio de Imóveis!

Flexibilização facilita uso do Fgts no Consórcio de Imóveis!

Segundo especialistas as vendas de cotas de Consórcios de Imóveis devem crescer devido à flexibilização para o uso do Fgts.

Segundo a Resolução nº641 de 24/08/2010, do CCFGTS (Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o Fgts pode ser usado para dar lance, como complemento da Carta de Crédito, na hora da aquisição do bem, para pagamento parcial das prestações, amortização ou liquidação total do saldo devedor.

Basicamente, se a pessoa já tivesse um financiamento imobiliário, ela não podia usar o Fgts na quitação do Consórcio de Imóveis. Agora, a Resolução do CCFGTS abriu a seguinte exceção: se o mutuário comprovar a quitação, transferência ou alienação do imóvel impeditivo, o financiado pelo SFH, até a data da compra do imóvel pelo consórcio, ele poderá usar o Fgts.

Para o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, a expansão dos consórcios imobiliários será ainda maior, a partir de agora, uma vez que o Conselho Curador do Fgts flexibilizou  o uso para o Consórcio de Imóveis.

Com crescimento de 33% nos sete primeiros meses de 2010, o Sistema de Consórcios ocupa atualmente o terceiro lugar entre as formas de investimentos preferidas pelo brasileiro da classe C,cuja renda mensal familiar varia entre R$ 1.500 e R$ 2.000,de acordo com dados da pesquisa realizada pela Quorum Brasil, especializada em consultoria e pesquisa de mercado.

Para o estudo foram entrevistadas 450 pessoas, homens e mulheres, entre 25 e 50 anos, e para 14% dos pesquisados o consórcio foi apontado como um investimento interessante, ficando atrás da caderneta de poupança com 69% e imóvel com 54%.

 

Publicado em: