Imóveis em 2012: o que dizem os especialistas

Os especialistas estão otimistas com o mercado imobiliário no próximo ano. Em 2012, a economia deve favorecer a compra de imóveis novos. Planejar é

 

Os especialistas estão otimistas com o mercado imobiliário. Em 2012, a economia deve favorecer a compra de imóveis novos. Planejar é imprescindível para poder se livrar do aluguel.

Luiz Paulo Pompeia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) comenta que deve haver estabilização da oferta de imóveis no próximo ano, devido a baixa procura e, consequentemente, deverá haver até quedas de preço.

O consultor de finanças pessoais e professor da FGV, Sérgio Bessa, comentou em entrevista à revista Casa e Jardim que apesar de 2012 formar um cenário bom para compras, o mesmo não acontecerá para quem deseja investir. Para quem paga aluguel uma boa ideia é juntar dinheiro para comprar a casa própria.

Gustavo Cerbasi, consultor financeiro, aconselha a analisar a liquidez do imóvel. Segundo ele, se o bairro com o qual você sonha está muito valorizado, o ideal é não comprar lá. O ideal é comprar em um local próximo, em processo de valorização.

Para o coordenador do FipeZap e especialista no mercado de imóveis,  Eduardo Zylberstajn, a melhor coisa é analisar. "A compra de um imóvel é um passo muito importante para a família. Praticamente todo o patrimônio dela estará alocado naquele imóvel. Portanto, a recomendação sempre é ter cautela", diz. 


Em 2012, deve haver redução da oferta, o que pode deixar o processo de compra mais difícil, segundo o consultor. "Isso somado à crise lá fora e à desaceleração da economia mais forte que o esperado aqui dentro aumentam ainda mais essa recomendação", comenta. E completa dizendo que negociar sempre é necessário, principalmente se você tem dinheiro para isso. 

Publicado em: