Inadimplência em financiamentos de veículos cresce

Os brasileiros não estão conseguindo pagar as prestações dos carros que financiam. Uma pesquisa da Associação Nacional das Empresas Financeiras de M

 

As taxas de juros variaram entre 0,73% a 5,22% ao mês durante novembro, segundo o ranking publicado nesta terça-feira (13) pelo Banco Central do Brasil. Os juros praticados pelos financiamentos de veículos automotores para pessoas físicas podem até dobrar o valor final do carro.

Os brasileiros não estão conseguindo pagar as prestações dos carros que financiam. Uma pesquisa da Associação Nacional das Empresas Financeiras de Montadoras de Automóveis (Anef) mostrou o maior índice de inadimplência desde novembro de 2009 (4,7%).  A associação considera apenas os atrasos acima de 90 dias.

Isso acontece por causa da inflação, segundo o Anef. O aumento dos preços diminui a capacidade de pagamento dos consumidores.

A melhor alternativa é sempre a compra a vista. Uma das maneiras de planejar a compra de seu veículo sem juros é por meio de consórcios de automóveis.

Os consórcios não possuem juros e não necessitam de entrada. Os valores das parcelas são calculados conforme a capacidade de pagamento do cliente e são até 70% mais baixas que os financiamentos. A taxa de inadimplência do consórcio é de cerca de 2,8%, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. 

Publicado em: