Itaparica –BA

Maior ilha da Baía de Todos os Santos, Itaparica tem 240 quilômetros quadrados de extensão. A ilha é dividida em dois municípios. O que dá nome à área guarda casarões coloniais e construções que datam dos séculos XVII e XVIII, como a igreja de São Lourenço (1610), Fortaleza de São Lourenço (1711), Capela de Nossa Senhora da Piedade (1622) e Fonte da Bica (1842).
 
Já Vera Cruz abriga as melhores praias - protegidas pelas barreiras de corais, têm águas calmas e com poucas ondas. 
 
As mais procuradas são Barra Grande, em frente à vila e boa infra-estrutura; Aratuba, que ganha piscinas naturais na maré baixa; Ponta de Areia, com barracas; e Tairu, contornada por coqueiral e recifes. Na praia da Penha, o sossego é garantido - os frequentadores costumam ser os proprietários das luxuosas casas e só aparecem no verão. Além da bonita vista de Salvador, Penha oferece quiosques rústicos que capricham nas receitas à base de caranguejo.
 
Da praia de Cacha-Pregos partem os barcos que conduzem à região conhecida como Pantanal Baiano. Considerado um dos mais interessantes passeios de Itaparica, o tour percorre manguezais e fontes de água doce, com direito a parada na Ilha de Matarandiba, com coqueiros e areias brancas. Para quem curte uma boa festa, vale visitar a região no comecinho de fevereiro, quando acontecem as comemorações pelo Dia de Iemanjá. Na programação, procissão marítima e muito axé!
 

Publicado em: