Juros do financiamento deve aumentar

Os juros praticados no financiamento imobiliário devem crescer nos próximos anos.

 

Os juros praticados no financiamento imobiliário devem crescer nos próximos anos. A expectativa é não se sintam os aumentos até 2013, mas a baixa captação da poupança já preocupa o setor imobiliário. É o que afirmam os executivos da CrediPronto – financeira criada pelo Banco Itaú e Imobiliária Lopes - à revista Exame.

A poupança é a principal fonte de dinheiro para custear o crédito imobiliário. Uma parte do dinheiro depositado é usado para financiar imóveis. No entanto, os recursos da poupança não serão suficientes para cobrir a demanda por imóveis dos próximos anos. O saldo já é 67,3% menor do que em 2010.

 O mercado estima alta de 30% a 40% na busca por financiamentos em 2012. Aumenta o número de pessoas que buscam financiamento, mas a quantidade de recursos está diminuindo. A taxa de aprovação de financiamentos se mantém estável.

A solução será buscar outras fontes de recursos. A captação de recursos da poupança é a mais barata. Os juros praticados deverão ser maiores se for preciso encontrar outras fontes.

Os bancos também passarão a ser mais criteriosos na liberação de financiamentos. Isso já está acontecendo. “O que temos são instrumentos mais refinados de análise de crédito”, afirma Bruno Gama, diretor de operações da CrediPronto. 

 

Publicado em: