Kia Motors do Brasil lança em 2011 o Kia Cerato Koup

Consórcio de Automóveis: Kia Motors do Brasil lança em 2011 o Kia Cerato Koup

O Kia Koup chega em fevereiro de 2011, previsão para o cupê 2+2 ganhar as ruas brasileiras. O modelo branco das fotos que você verá ao longo desta reportagem é exatamente o mesmo que estava na plataforma giratória no estande da Kia no Anhembi.

Externamente, o cupê inspirado no carro-conceito com o mesmo nome que foi apresentado no Salão do Automóvel de Nova York de 2008 atrai por suas linhas modernas e pela exclusividade da carroceria de 2 portas, já que essa é a primeira vez que a Kia produz um modelo com essa configuração. Com a frente baixa, o carro tem 1,39 m de altura, seu "nariz" fareja pouco acima do solo. Mas nada que interfira na dirigibilidade. Ao contrário, já que a posição de dirigir mais perto do piso transmite a sensação de que se está em um bólido de competição.

Quanto ao desempenho, o do motor 2.0 de 156 cv de potência e 19,8 kgfm de torque não empolga, mas entrega uma “tocada” relativamente esportiva. Isso significa que o carro é controlável, mas ao arrancar é bom segurar o volante com as duas mãos. As rodas dianteiras só não deixaram dois riscos escuros no asfalto por conta do controle eletrônico de estabilidade, que estava acionado.

O propulsor tem um funcionamento que não é “áspero” e “enche” rápido, provando o quanto este motor ficou bom para o conjunto. Outro ponto forte do Koup provém do câmbio automático sequencial de 6 marchas, uma novidade na linha Cerato e que também está presente no hatchback.

Com escalonamento curto, sua agilidade convence ao volante. As trocas de marcha podem ser feitas de dois modos: deslocando a alavanca para frente (altas) e para trás (reduzidas) ou pelas duas borboletas localizadas atrás do volante. Quer saber? Trocando as marchas com as duas mãos no volante é mais prazeroso! Em relação à estabilidade, o Koup causa inveja a muito esportivo por aí.

Composta por um conjunto McPherson na dianteira com barra estabilizadora e traseira com barra de torção, a suspensão apresenta um comportamento bem equilibrado tanto em curvas como em linha reta. É o tipo do carro para pegar um final de semana e contornar a rodovia Rio-Santos curtindo o passeio. O que limita bastante sua viabilidade como uma autêntica diversão é o preço: estima-se que ele custará cerca de R$ 80.000 quando chegar ao mercado brasileiro, em 2011.

Publicado em: