Maus hábitos prejudicam o sono

Chocolate, café e ir à academia no período noturno podem arruinar sua noite de sono e prejudicar o seu desempenho durante o dia.

Dificuldades para dormir causam cansaço, esgotamento, dores no corpo, mau - humor. Também prejudicam a atenção, a memória e ainda afetam a circulação sanguínea e o coração. 

Segundo neurologistas do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP): 60% das causas de insônia são atribuídas a maus hábitos e, 40% à ansiedade e à depressão. 
 
O consumo de café, chá preto, chocolate e bebida alcoólica à noite é o principal responsável pelo distúrbio, que acomete 25% da população adulta mundial, principalmente as mulheres. Outro engano é fazer exercícios físicos no período noturno: adrenalina liberada pelo organismo deixa o cérebro em sinal de alerta e prejudica o descanso.  
 
O que é insônia?
 
A insônia nada mais é do que a dificuldade que a pessoa sente de começar a dormir e manter o sono, e pode ser classificada em transitória (durar de três dias a uma semana) ou crônica (persistir por mais de 30 dias). Quando o diagnóstico aponta que as causas são detalhes errados da rotina, basta mudá-los. Se o problema for depressão ou ansiedade, deve ser tratado com medicamentos prescritos pelo médico. 
 
Confira algumas dicas para ter uma boa noite de sono:
 
Cuidado com o cafézinho: a cafeína permanece do organismo por mais de 12 horas. Portanto não adianta maneirar no consumo de refrigerantes, cafés e outras bebidas com a substância apenas à noite. 
 
Fazer exercícios matinais: pesquisas apontam que pessoas que malham logo pela manhã melhoram a qualidade do sono. Já se os exercícios acontecem à noite, a temperatura corporal demora a baixar depois dos esforços e pode atrapalhar o descanso. Caso não seja possível mudar o horário, a dica é tomar uma ducha quente. Após o banho, o corpo em contato com o ar mais frio chega à temperatura ideal mais rápido.
 
Levante cedo aos fins de semana: dormir até mais tarde pode ser um sonho perseguido durante toda a semana, mas alterar o ciclo normal do sono pode causar problemas como insônia. Se quiser ou precisar descansar um pouco mais, a recomendação é a de tirar um cochilo em algum momento do dia
 
Maneirar no álcool: a sensação de relaxamento proporcionada pelo consumo do álcool na verdade não ajuda a desfrutar de uma boa noite de sono. A substância interfere na qualidade e não deixa o corpo descansar. O limite é uma dose diária e, de preferência, até três horas antes de dormir
 
Desligue: ficar navegando em redes sociais ou manter-se ligado na televisão pode não ser amigo do sono. Além de estimular o cérebro em vez de relaxar, a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos prejudica a produção do hormônio do sono melatonina.
 

Publicado em: