Mercado de consórcios

Confira informações importantes sobre o mercado de consórcios.

Consórcio de Imóveis: cada vez mais optado pelo consumidor.

Consórcio avança como opção para compra de imóvel (a carteira de cotistas desse segmento não para de crescer), uma ótima saída para os consumidores que querem fugir das altas taxas de juros dos financiamentos bancários.


A compra de imóveis por meio de consórcio tem sido a opção escolhida por muita gente que quer fugir dos juros de até 12% ao ano cobrado no Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

O total de participantes contemplados no ano passado, com direito à carta de crédito para a compra de imóvel é bastante expressivo se comparado com os empréstimos concedidos pelo tradicional SFH, com recursos da caderneta de poupança, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

O presidente da Abac, Rodolfo Montosa, atribui o constante crescimento do consórcio de imóveis à pesquisa que o brasileiro passou a fazer quando pretende adquirir a casa própria. "Ao levantar as informações sobre os diversos mecanismos de parcelamento e avaliar quanto deverá investir mensalmente e comprometer sua renda familiar, verifica que pelo sistema de consórcio vai desembolsar menos, principalmente quando não necessita do imóvel de imediato."Ele acrescenta que, sem juros, sem parcelas intermediárias, sem entrada e com parcelamento integral do valor do bem, os consórcios chegam a proporcionar 24% de economia na aquisição de uma casa de R$ 150 mil.

No sistema de consórcio, o participante paga a cota mensal correspondente ao valor da carta de crédito para a compra do bem dividido pelo número de meses de duração do grupo, mais a taxa de administração, o fundo de reserva e o seguro (quando há). Nas empresas pesquisadas, a taxa de administração varia de 17% a 21% por todo o período de duração do grupo. As prestações iniciais são mais elevadas porque 1% ou 2% da taxa de administração é cobrada com as primeiras mensalidades e o restante é diluído na quantidade de meses do plano. As parcelas pagas pelo participante e o valor da carta de crédito são corrigidos todo ano pela variação no período do índice (índice nacional da construção civil) de preços previsto em cláusula do contrato.

Avalie alguns pontos

Quem pretende entrar em um grupo de consórcio para a compra de imóvel precisa levar em conta, contudo, que os prazos do contrato são longos, 10 ou 12 anos, e nenhum cotista estará livre de ser o último da fila para obter a carta de crédito. Para cada grupo, os consórcios fazem duas ou mais contemplações por mês, sendo uma parte por lance e outra por sorteio. Se não for proprietário de outro imóvel e estiver pretendendo comprar a casa própria, o cotista poderá oferecer o dinheiro que tiver no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como lance, desde que se enquadre nas exigências para a liberação do dinheiro.

Confira outras vantagens do consórcio de imóveis e faça a sua simulação!

Publicado em: | Atualizado em: 22/05/2018