Mercado Imobiliário: Secovi lança projeto de desenvolvimento de bairros de São Paulo

Consórcio Imobiliário: Secovi lança projeto de desenvolvimento de bairros de São Paulo

O Mercado Imobiliário de São Paulo já tem um projeto que prevê a criação de pólos de desenvolvimento na capital paulista, para induzir o crescimento descentralizado e sustentável em áreas atualmente degradadas ou com pouco uso. Foi elaborado pelo urbanista Jaime Lerner para o Sindicato da Habitação (Secovi).

A proposta casa com o plano da prefeitura de utilizar ramais ferroviários como fio condutor de desenvolvimento, com a implementação de três operações urbanas que vão adensar áreas e incentivar o setor imobiliário.
Os projetos são de responsabilidade da Diretoria de Planejamento, dirigida por Marcos Kassab. "A efetividade das políticas de transporte depende de sua integração com outras políticas urbanas, em especial com a ordenação do uso de solo e de políticas habitacionais", disse Marcos, no ano passado.

São oito os pólos propostos. Três deles coincidem com os planejados pela Prefeitura: o Diagonal Norte, chamado pela administração como Lapa/Brás; Diagonal Sul Brás/Tamanduateí, denominado Mooca/Vila Carioca; e Rio Verde/Jacu, chamado apenas de Jacu.

O plano de Lerner descentraliza a cidade e desenvolve bairros e áreas degradadas. Cria parques lineares em 160 km do espaço aéreo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Propõe ilhas de prédios residenciais ao lado desses parques integrados a imóveis com empresas, comércio e lazer. Lerner batizou o projeto de Promenade. Tais medidas podem acelerar as negociações imobiliárias em são paulo, tanto nos lançamentos de apartamentos, nas vendas de imóveis à vista, como também nos financiamentos, consórcio de imóveis, ou mesmo no programa "Minha Casa, Minha Vida".

A ideia, segundo Claudio Bernardes, vice-presidente do Secovi, precisa ser debatida com todos os setores da sociedade. "É para criar um espaço urbano polivalente. Os grandes parques lineares suspensos sobre as linhas da CPTM são estruturas leves, com jardins, ciclovias e via para pedestres." Os polos priorizarão cada região de acordo com as necessidades e características. "Num ponto se põe a criação de empregos e em outros a criação de moradias", diz Bernardes.

 

 

Publicado em: