Mercado Imobiliário: Venda de imóveis novos volta a subir em SP

Mercado Imobiliário: Venda de imóveis novos volta a subir em SP

Depois de dois meses seguidos de queda, as vendas de imóveis usados no Estado de São Paulo voltaram a subir em novembro. Os negócios cresceram 7,45% na comparação com outubro, de acordo com balanço divulgado pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).
Em novembro, 1.079 imóveis usados foram comercializados. A pesquisa leva em conta os contratos fechados por 1.653 imobiliárias de 37 cidades do Estado.

O presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, explica que a renda extra que as famílias têm no final do ano, como o 13º salário e os bônus de participação em lucros e resultados, ajudaram no aumento das vendas.

Os números de dezembro ainda estão sendo apurados, mas é provável que esses recursos adicionais tenham produzido efeitos positivos no mercado imobiliário também neste mês. De qualquer forma, o balanço de vendas do ano até agora é positivo, com apenas quatro meses de desempenho negativos.

As vendas cresceram fortemente no litoral – alta de 27,77% - e em cidades da Grande São Paulo, como Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Guarulhos e Osasco – aumento de 6,44%.  Por outro lado, houve queda nas vendas na capital paulista (diminuição de 2,91%) e no interior (recuo de 0,82%).

Os apartamentos ganharam das casas na preferência dos compradores. Eles representaram 50,05% do total de negócios formalizados.

 

Publicado em: