Negociar à vista está entre as vantagens do consórcio

Como pagar à vista em tempos de juros elevados e restrição de crédito? Confira a matéria completa!

Ter um carro zero quilômetro ou adquirir a casa própria estão entre os sonhos de milhares de brasileiros. Mas como pagá-los à vista em tempos de juros elevados e restrição de crédito? Optar pelo sistema de consórcios pode ser uma ótima alternativa!

O consórcio é considerado uma modalidade de compra parcelada na qual os participantes, reunidos em grupo, pagam valores mensais para a formação de uma poupança coletiva, usada posteriormente para as contemplações por sorteio ou lance. Mesmo parcelado e sem a incidência de juros, o consórcio proporciona poder de compra à vista. Essa vantagem representa que, ao ser contemplado, o consorciado recebe o valor do crédito que contratou e passa a contar com o poder de barganha, além da possibilidade de conseguir ótimos descontos durante uma negociação.

Para que você tenha o poder de compra do bem desejado, no consórcio, o valor da carta de crédito é atualizado. Isso é necessário, uma vez que os grupos de consórcio podem durar algum tempo e o valor do bem pode variar para mais ou para menos no momento da contemplação. Dessa forma, as administradoras realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito de cada consorciado do grupo, reajustando o valor das parcelas.

O reajuste ocorre anualmente no mês de aniversário da cota (mês da compra). O índice de reajuste é calculado pelo IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) para Automóveis / Motos e INCC (Índice Nacional da Construção Civil) para imóveis. A administradora de consórcio também pode optar por outros critérios, como o preço sugerido pela montadora ou fabricante, no caso de veículos.

Faça uma simulação de consórcio com o bem desejado e confira todas as vantagens!

Fonte: InfoMoney / ABAC

Publicado em: | Atualizado em: 05/05/2017