Nissan começa a produzir carro elétrico Leaf

Consórcio de Automóveis: Nissan começa a produzir carro elétrico Leaf

A produção do veículo elétrico da linha da Nissan começou na fábrica de Oppama, ao sul de Tóquio e as exportações para o mercado norte-americano começam no próximo mês. Lotes para o mercado europeu começam a seguir o rumo para o continente em dezembro, segundo a montadora.

“Este é um marco, não apenas para a Nissan e para a Renault-Nissan, mas para toda a indústria automobilística”, declarou o brasileiro e CEO da Renault-Nissan, Carlos Ghosn.

A Nissan irá começar a produzir o Leaf em Oppama enquanto constrói linhas de montagem adicionais e fábricas de baterias para o carro nos Estados Unidos e no Reino Unido. A fábrica de Oppama tem uma capacidade anual de produção de 50 mil unidades. A produção do elétrico Leaf começará em solo norte-americano na fábrica da Nissan em Smyrna, no Tennessee, em fins de 2012, e em Sunderland, na Inglaterra, no começo de 2013.

A Nissan está investindo 1.8 bilhões de dólares no veículo só nos Estados Unidos, dos quais 1.4 bilhões são oriundos de uma linha de empréstimo do governo norte-americano, voltados principalmente para a construção da linha de montagem de Smyrna.

A bateria de lítio do Leaf será inicialmente fabricada perto de Oppama, em Zama, pela Automotive Energy Supply Corp., uma joint-venture entre Nissan e NEC Corp. A Nissan tem, no entanto, intenção de, futuramente, produzir as baterias na Europa e nos EUA

Publicado em: