Nissan Leaf é eleito o Carro Europeu do Ano 2011

Consórcio de Automóveis: Nissan Leaf é eleito o Carro Europeu do Ano 2011

O hatchback elétrico Leaf, da Nissan, acaba de ser anunciado o vencedor do título Carro Europeu do Ano 2011. Ele entra para a história da premiação como o primeiro modelo movido exclusivamente à eletricidade a faturar o título principal.

O Carro Europeu do Ano é realizado há 47 anos pelas principais revistas automotivas européias. A edição deste ano do prêmio foi organizada pela revista francesa LAutomobile e contou com um comitê formado pelas publicações Autocar (Reino Unido), Autopista (Espanha), Autovisie (Holanda), Stern (Alemanha) e Vi Bilägare (Suécia). Ao todo, 57 jornalistas especializados de 23 países da Europa formaram o júri que elegeu o Leaf. Além dele, a lista de finalistas incluiu os modelos Alfa Romeo Giulietta, o Citroën C3, o Dacia Duster, o Ford C-Max, o Opel Meriva e o Volvo S60.

"O júri reconheceu hoje que o Nissan Leaf é um avanço para os carros elétricos. O Nissan Leaf é o primeiro modelo elétrico capaz de agregar muitas características de um automóvel convencional", explicou Hakan Matson, presidente do júri do Carro Europeu do Ano 2011. A vitória do Leaf foi comemorada pelo presidente do grupo Renault Nissan, Carlos Ghosn. "Este prêmio reconhece que o pioneiro em zero-emissões, Nissan Leaf, pode ser tão competitivo quanto os carros convencionais em termos de segurança, desempenho, espaço e dirigibilidade.

Também reflete a vanguarda da Nissan como uma marca inovadora e emocionante e com uma clara visão do futuro do transporte, que chamamos de mobilidade sustentável", celebrou Ghosn. O executivo revelou que a Nissan está desenvolvendo mais três modelos zero-emissões e outros quatro modelos elétricos devem ser lançados no mercado em parceria com a Renault. "O Nissan Leaf representa o primeiro passo significativo rumo a um futuro com emissões zero", acrescentou o executivo.

O Leaf é equipado com um motor elétrico compacto instalado na parte dianteira do carro. Ele aciona as rodas dianteiras e gera uma potência de 109 cv e torque de 28,5 kgfm. Esta configuração possibilita que o hatch atinja uma velocidade máxima de 145 km/h. O Leaf vem equipado com um pacote de baterias de íon-lítio - também desenvolvido pela Nissan - apto a entregar mais de 90 kW de potência, o equivalente a 122 cv. Com este conjunto, o veículo é capaz de rodar cerca de 160 quilômetros sem a necessidade de recarga. Além do Leaf, a Nissan só havia vencido o Carro Europeu do Ano apenas uma vez. Foi em 1993, com o compacto Micra/March.

 

 

Publicado em: