Número de consórcio de veículos cresce em todas as regiões

A participação dos consórcios  nas vendas de veículos leves cresceu em todas as regiões do Brasil, na comparação entre 2009 e 2011, segundo levantamento da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio).
 
Entre as regiões, a maior alta, de 78,8%, foi verificada no Centro-Oeste. Na região, a participação do consórcio nas vendas de veículos leves passou de 6,6% em 2009 para 11,8% em 2011.
 
No Nordeste, o crescimento foi de 70,2%. Em seguida, aparecem o Sudeste, com 58% de alta, e o Norte, com 41,1%. Já a região Sul apresentou o menor crescimento, de 21% no período.
 
Geral
No geral o crescimento da participação do consórcio de veículos leves foi de 51,3%, passando de 7,8% em 2009 para 11,8% em 2011.
 
De acordo com a Abac, o crescimento pode ser justificado pela mudança no comportamento do brasileiro, que busca pela qualidade de vida e pela formação patrimonial, que tem ganhado destaque em seus objetivos.
 
“A nova postura do consumidor brasileiro, adotada pela classe C, somada à crescente participação feminina e dos jovens em todo País, descentralizou o consumo e fez com que, ao planejar seus objetivos, escolhesse os consórcios para aquisição de bens e serviços na forma mais econômica, simples e objetiva disponível”, explicou o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi.
 

Publicado em: