​O que é melhor comprar: carro novo ou seminovo?

Para assegurar a sua escolha, confira dicas importantes para decidir entre a compra de automóvel novo ou seminovo.

Ao contrário dos imóveis ou terrenos, os veículos podem se desvalorizar com o tempo. Por isso, para assegurar a sua escolha, dicas e cuidados são muito importantes na hora de decidir pelo novo ou seminovo.

Quando o valor anual gasto com as manutenções começa a ultrapassar 10% do valor de venda do carro é um sinal de que este pode ser o momento de pensar em vender. Nos dois primeiros anos, a desvalorização é mais acentuada e, nos anos seguintes, ela vai se estabilizando próxima dos 10%.

Entre as principais referências na hora de avaliar compra ou venda de carros no Brasil é a tabela Fipe. Ao avaliar mês a mês o preço do automóvel desejado, é possível fazer uma média, tendo como resultado, a depreciação. A questão é importante também para quem pensa em revender no futuro.

Quando há a intenção de trocar de carro, determinados modelos podem sofrer uma desvalorização maior ao longo dos anos. Portanto, muito cuidado na hora de escolher. Pelo sistema de consórcios você pode contar com mais flexibilidade, parcelas acessíveis e sem juros.

Ao ser contemplado com a carta de crédito do consórcio, seja por lance ou sorteio, o consorciado tem o poder de negociar a aquisição do bem à vista, o que lhe confere mais oportunidade de negociar. Ainda, pode optar por novo ou usado, da cor ou marca mais desejados, de acordo com o plano escolhido.

Pelo consórcio de automóveis, além de programar a sua compra com cuidado e segurança, você também pode optar pelo Plano Troca de Chaves ao oferecer um lance equivalente ao valor do seu automóvel usado. O lance é uma forma de aumentar as suas chances sem depender somente dos sorteios. Se contemplado, o valor de avaliação do carro será deduzido do crédito a ser pago à concessionária. Essa etapa é de responsabilidade exclusiva do consorciado, considerando a negociação realizada diretamente com o fornecedor, seja no valor avaliado ou no valor final da aquisição do novo veículo.

Para conhecer outras vantagens e conferir o melhor plano para o seu orçamento, faça uma ou mais simulações e programe a compra do automóvel mais desejado.

Fonte: G1

Publicado em: | Atualizado em: 24/11/2017