O que levar em conta na hora de escolher entre um imóvel novo ou usado

O que levar em conta na hora de escolher entre um imóvel novo ou usado

Uma das primeiras questões a serem analisadas na hora da compra de um imóvel é o tipo, se é novo ou usado. Cada um tem características que podem ser mais vantajosas de acordo com o perfil do cliente.

Custos de manutenção – Os imóveis novos contam com garantia de cinco anos pela construtora após a conclusão da obra, o que assegura ao proprietário que manutenções necessárias sejam executadas caso vícios ou problemas ocultos sejam identificados.

No caso de imóveis usados, não há nenhuma garantia. Para quem escolhe esse tipo de imóvel, deve checá-lo e se certificar de que não há nenhum problema grave.

Os imóveis novos são projetados para facilitar sua manutenção, como o forro de gesso nas áreas molhadas, como banheiro e cozinha, o que torna o acesso a hidráulica muito mais fácil. Se for necessária alguma manutenção, faça apenas um pequeno corte no gesso na área desejada. Nos imóveis antigos, esse procedimento é mais trabalhoso e caro.

Tamanho - Geralmente, imóveis antigos têm ambientes maiores. Já os novos são mais compactos, sem deixar de atender ás necessidades de espaço dos clientes, sendo ao mesmo tempo confortáveis e práticos.

Personalização - Nos casos de imóveis em construção, conforme as possibilidades oferecidas pela construtora, é possível personalizar e alterar alguns ambientes, como ampliar a sala removendo a parede de um dos quartos. Se o imóvel estiver pronto, independentemente de ser novo ou usado, deve-se levar em conta os custos de uma reforma.

Antes de fechar negócio, é recomendável solicitar a avaliação de um arquiteto para analisar se a reforma é viável e estimar custos das alterações desejadas.

Acabamento - Neste item, a vantagem de apartamentos novos em relação aos usados é o fato de que piso, pintura, cerâmica, instalações hidráulicas e elétricas são novos e adequados aos dias atuais. Atualmente, muitas vezes as cozinhas de imóveis são entregues com espaços para microondas, fogão e moveis modernos.

Garagem e Área de Lazer - Em boa parte dos casos, imóveis novos possuem uma infraestrutura superior aos antigos, com mais vagas de garagem por unidade, área de lazer comparada a clubes, com espaços diferenciados, como lan house, cinema e sala para artesanato. As áreas de lazer das unidades novas requerem uma manutenção mais simples e barata.

Segurança - Os imóveis novos são preparados para receber vários equipamentos de segurança, como sistema interno de TV, alarme e extintores de incêndio. Com a preocupação maior com a segurança nos dias de hoje, muitos edifícios residenciais atendem a exigências rigorosas do corpo de bombeiro, como portas corta-fogo, escadas pressurizadas que impedem que a fumaça causada pelo incêndio se espalhe.

 

Publicado em: