Para onde você vai no reveillon?

Confira as dicas na matéria completa!

Se você não quer ficar em casa na virada do ano, está na hora de começar a se programar. Com planejamento, sua viagem de final de ano pode ser perfeita – sem gastar muito!
 
Muita gente tem de esperar os feriados ou as férias para poder viajar. Geralmente, nas festas de fim de ano o Natal está garantido, com uma ida à cidade da avó, da mãe, da sogra. Mas o reveillon sempre pede algo mais agitado e diferente para começar o ano com o pé direito.
Em agosto, a maioria dos hotéis e pousadas começam a fechar pacotes das festas. A dica é decidir até setembro o seu destino, porque a partir desse mês pode ficar mais difícil encontrar um bom quarto naquela pousada que você tanto quer ficar. Confira algumas dicas para você escolher onde estourar a champagne:
 
Para ir mais longe:
Quem pretende viajar para destinos mais distantes tem de preparar o bolso e se planejar. Isso porque os preços das passagens aéreas no final do ano são muito altos e podem passar de R$1500,00 por pessoa, entre os dias 28 de dezembro e 4 de janeiro. Além disso, se você decidir deixar o carro na garagem vai precisar alugar um automóvel e pode ter que desembolsar até R$100,00 por dia, sem contar o combustível.
 
No entanto, dá para economizar ficando em pousadas mais simples ou até, se for viajar em turma, escolher um albergue bem agitado e confiável. Outra dica é ficar em apart-hotéis, assim você poderá cozinhar e economizar. Afinal, almoçar e jantar todos os dias em restaurantes em alta temporada, em qualquer lugar do Brasil, é garantia de uma conta salgada.
 
Se for passar a virada em um hotel, certifique-se que ele oferece ceia. Chegar em 2013 com fome, ou ter que apelar para os restaurantes na hora da ceia.
 
Por terra:
É possível viajar no final do ano sem gastar muito. A solução é escolher destinos para próximos de sua cidade ou estado. Você poderá investir em um bom hotel e ainda vai sobrar dinheiro para fazer passeios. Ir de carro dá mais flexibilidade aos viajantes que buscam conhecer vários lugares em uma só viagem, mas é preciso também ter cuidado nas estradas e estar atento ao horário e destinos mais procurados.
 
Alguns destinos partindo de São Paulo até 500km:
 
São Sebastião (SP):
Camburi, Juquehy e Maresias. As praias fazem parte de um dos destinos mais procurados pelos paulistanos e para quem busca, no litoral do estado de São Paulo, belas praias, cachoeiras e pousadas simples ou até mesmo até as mais luxuosas.
 
Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ):
Dá para fazer um roteiro e passar pelas duas cidades. Paraty é mais próxima de São Paulo e oferece lindas paisagens e muita história. Se ficar no centro, é preciso pegar o carro para ir às praias, mas vale a pena abastecer e conhecer a cidade.  Em Angra, cercada por ilhas, mergulho e passeios de barco são obrigatórios. O roteiro das estrelas é muito procurado no final do ano, mas, ao contrário do que muita gente acha, dá para pagar preços justos pela hospedagem e curtir os passeios de barco.   
 
Ilhabela (SP):
Maior ilha marítima do Brasil, Ilhabela é famosa pela prática de esportes náuticos, em especial a vela. O charme também é característica marcante da região, reunindo aconchegantes pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e cafés nas ruas no entorno da Vila, como é chamado o badalado centrinho, ponto de encontro de todas as tribos depois da praia. Também no canal de São Sebastião estão as praias mais procuradas na temporada de verão: da Praia do Veloso (no sul da ilha) à de Jabaquara (no norte) há mais de uma dezena delas.
 
Monte Verde (MG):
Monte Verde rima com jantar à luz de velas, lareira, vinho... mas a pequena vila mineira a 1.300 metros de altitude combina também com trekking, rafting e tours de jipe e quadriciclo. Enquanto a atmosfera de romance envolve os casais, que se deliciam com fondues e passeios pelas ruazinhas emolduradas por araucárias e construções em estilo alpino; famílias e grupos de amigos aproveitam as trilhas para contemplar a natureza privilegiada da região.
 
Tiradentes (MG):
Tiradentes não tem a suntuosidade barroca de Ouro Preto e de São João del Rei, mas certamente é a mais charmosa das cidades históricas. Em suas ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque, as igrejas do século XVIII dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer. O cenário encantador e que já serviu de locação para filmes, seriados e novelas, exibe ainda uma imponente moldura - a Serra de São José, com montanhas típicas de Minas Gerais.
 

Publicado em: | Atualizado em: 23/05/2018