Paraty, uma bela cidade com praias maravilhosas

Ao longo do oceano, entre dois rios. Paraty se estabeleceu em uma altura média de apenas cinco metros e está quase no nível do mar. Por causa disso, a cidade foi desenhada levando-se em conta as inundações, que lhe deram o apelido de “Veneza Brasileira”.

Fundada em 1667, a cidade foi, durante o período colonial, o mais importante porto de exportação de ouro do Brasil. Hoje, Paraty encanta os turistas por manter suas características históricas e arquitetura. As casas antigas foram reclassificadas como pousadas, restaurantes, lojas e museus, nas quais os visitantes podem viajar no tempo, degustar os melhores frutos do mar da região e ainda ficar hospedado em pousadas muito confortáveis e charmosas. Nas ruas do centro histórico os carros são proibidos de trafegar, mas isso só ajuda o turista a conhecer os casarões coloniais dos séculos XVIII e XIX. 
 
As praias são atrações à parte! São mais de 58, algumas delas acessíveis apenas por barco ou por trilhas –é uma boa oportunidade para fazer trekking ou moutainbike. Na vila de Trindade, a 20 quilômetros, há praias selvagens, como a do Sono e do Cachadaço. Para quem não quer saber de caminhadas, barcos partem do cais todos os dias para passeios pela baía e suas ilhas. Já quem preferir cachoeiras, e um contato mais próximo com a natureza, Paraty também tem belas quedas d’água e até tobogãs naturais bem próximos da cidade.
 
Se você se hospedar no centro histórico é preciso ir de carro para as praias, mas é no centrinho que as coisas acontecem. Há bons hotéis e pousadas, tanto para quem vai com pouco dinheiro ou para quem quer desfrutar das melhores hospedagens. Paraty é um lugar para descansar, mas sem  precisar esquecer das aventuras que a natureza reserva.
 

Publicado em: