Participantes de consórcios crescem 7,6%

Participantes de consórcios crescem 7,6% no primeiro bimestre do ano, diz Abac.

O número de participantes de consórcios registrou alta de 7,6% no primeiro bimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010, de acordo com dados da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) divulgados nesta segunda-feira (18).

Segundo a entidade, nos dois primeiros meses do ano passado havia 3,80 milhões de participantes, enquanto que, neste ano, o número subiu para 4,09 milhões.

A comercialização de novas cotas também registrou crescimento, ao passar de 304 mil em janeiro e fevereiro de 2010 para 335 mil no primeiro bimestre deste ano, alta de10,2%, enquanto as contemplações passaram de 160,3 mil, nos dois primeiros meses do ano passado, para 167,5em igual período este ano.

Destaques
Ainda de acordo com a Abac, os principais destaques deste início de ano foram os aumentos das adesões dos consórcios de veículos leves e veículos pesados, que cresceram 25,9% e 69,2% respectivamente.

De modo geral, avalia a Abac, o setor vêm contrariando o comportamento comum da época, que é de desaceleração por conta das férias escolares, ao apresentar bons resultados.

“Acreditamos que a inversão de tendência está na consciência, cada vez maior, do brasileiro em planejar-se financeiramente. Nada melhor do que começar um novo ano programando investimentos, baseando-se em despesas, sempre menores que a receita pessoal ou familiar, visando a aquisição de bens ou serviços, e construção ou ampliação do patrimônio pessoal, familiar ou empresarial”, disse o presidente da Abac, Paulo Roberto Rossi.

Publicado em: