Pode usar FGTS para comprar terreno?

A possibilidade de usar os recursos do FGTS tem facilitado o acesso à casa própria. Entretanto, é possível comprar um terreno com uso desse benefício?

A possibilidade de usar os recursos do FGTS tem facilitado o acesso à casa própria. Entretanto, para quem pretende comprar um lote ou terreno, não é possível fazer uso desse benefício, uma vez que o objetivo principal é suprir a necessidade de moradia do trabalhador, mesmo que a intensão seja de construir uma casa no futuro. Portanto, acredita-se que a compra de um terreno com FGTS não resolveria o problema de moradia do trabalhador de forma imediata.

Diferente dos imóveis em construção, o valor correspondente ao terreno já está incorporado ao valor total do imóvel.

FGTS no consórcio

O saldo do FGTS do trabalhador pode ser utilizado no sistema de consórcio por meio da oferta de lance. Nesse caso, é possível antecipar ou complementar a carta de crédito para a compra de imóvel residencial concluído ou em construção.

De janeiro a dezembro de 2016, foram utilizados R$ 97,15 milhões de contas do FGTS no consórcio de imóveis. Dos 2.617 consorciados que usaram esse recurso, 43% adquiriram imóvel residencial, pronto ou em construção, e 57% amortizaram ou quitaram suas dívidas com as respectivas administradoras de consórcios, de acordo com informações divulgados pela Gerência Nacional Passivo do FGTS.

Para amortizar, liquidar ou pagar parte das prestações de um consórcio imobiliário é permitido usar o saldo do FGTS para essas finalidades.

Pré-requisitos do imóvel

- O imóvel a ser adquirido por meio do consórcio deverá ser residencial urbano;
- Deverá estar registrado no Cartório competente em nome do trabalhador titular da conta vinculada;
- O valor máximo de avaliação do imóvel, na data da aquisição, não pode exceder ao limite estabelecido para as operações do SFH.

Confira as vantagens do consórcio e faça uma simulação de compra sem juros!

Publicado em: | Atualizado em: 31/01/2017