Quando o consórcio vale a pena

Formar uma poupança para ampliar o seu patrimônio ou comprar a casa própria é possível com a ajuda dos consórcios.

O sistema de consórcio é uma forma atraente e econômica para sair do aluguel e conquistar um imóvel próprio. Caracterizado como um autofinanciamento, os participantes de cada grupo contribuem com valores mensais, que formam uma poupança para a compra do bem.

O consorciado pode planejar a formação ou a ampliação de um patrimônio; pessoal, familiar ou empresarial com parcelas pequenas, de médio e longo prazo. Portanto, vale a pena quando não há a necessidade imediata do bem e torna-se ideal quando o assunto é poupar com economia e segurança.  

De janeiro a julho deste ano, 135,9 mil novas cotas de consórcios para o segmento de imóveis foram comercializadas, registrando um total de 50,3% sobre todos os negócios desta modalidade de compra diante do mesmo período do ano de 2014. Ao incluirmos todos os bens vendidos por meio dos consórcios, a procura chegou a aumentar 5,4%, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

A flexibilidade do sistema permite comprar um apartamento, uma casa maior e mais nova, entre outras possibilidades. Portanto, é importante saber usar a carta de crédito do consórcio a seu favor e aproveitá-la com muito cuidado na hora de pesquisar e avaliar ofertas e bens disponíveis no mercado.

Faça uma simulação, escolha o valor da sua carta de crédito e o plano que melhor atende os seus objetivos de compra.

Fonte: ABAC 

Publicado em: | Atualizado em: 23/05/2018