Sedãs: Toyota, Honda Civic, Chevrolet Vectra, Fiat Linea, Ford Focus e Nissan

Comprar Carro: Veja a diferença entre os sedãs: Toyota, Honda Civic, Chevrolet Vectra, Fiat Linea, Ford Focus, Citroën C4 Pallas e Nissan

Depois dos SUVs representados pelo Ford EcoSport e das picapes na figura da Fiat Strada, é hora do Toyota Corolla, o líder entre os sedãs médios. O segmento virou uma espécie de coqueluche do mercado para a classe média e promete para 2011 a chegada de dois concorrentes de peso: Renault Fluence e Peugeot 408.

Neste ano, com média de 2.317 unidades por mês, seguido do Honda Civic com 1.261 carros. O terceiro colocado, o Chevrolet Vectra, ficou com distantes 795 emplacamentos por mês no ano. Lembrando que os números são da Fenabrave e contabilizados até a primeira quinzena deste mês.

O Corolla nasceu no Japão em 1966, mas chegou ao Brasil somente em 1992 na sétima geração. A oitava continuou a ser importada com polêmicos faróis redondos em 1998, mas no ano seguinte o sedã foi reestilizado e começou a ser fabricado em Indaiatuba (SP).

A nona geração veio com desenho mais moderno e teve uma versão perua, a Fielder. Hoje o Corolla está na décima geração, fase que deve durar até, pelo menos, 2012.

O sedã da Toyota é vendido com duas opções de motor. A primeira tem 1,8 litro 16V com comando de válvula variável na admissão. Ele rende 136 cv de potência a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque máximo a 4.200 giros. Os números são válidos tanto para álcool quanto para gasolina.

A outra opção é a de 2,0 litros 16V com comando variável na admissão e na exaustão. O bloco maior gera 153 cv a 5.800 rpm e torque máximo de 20,7 kgfm a 4.800 giros.

Quem optar pelas versões equipadas com o motor 1.8 tem a opção de escolher entre as transmissões manual de cinco marchas ou automática de quatro. Já o motor 2.0 só vem com a transmissão automática, mas com trocas sequenciais.

O linha Corolla começa pela XLi 1.8 16V com ar-condicionado analógico, airbag duplo e direção com assistência elétrica. A GLi 1.8 16V acrescenta ar condicionado digital, freios ABS com EBD entre outros itens.

Com motor 2.0, a Toyota oferece o Corolla na versão XEi com bancos revestidos em couro, controlador de velocidade, airbag lateral e faróis de neblina. A top de linha é a Altis, que vem com sensor de estacionamento, faróis de xenônio, sensor de chuva e banco do motorista com ajuste elétrico, entre outros acessórios.

O Toyota briga hoje com Honda Civic, Chevrolet Vectra, Fiat Linea, Ford Focus Sedan, Citroën C4 Pallas e Nissan Sentra. Aguarda ainda a chegada do Renault Fluence, do Peugeot 408 e do Hyundai Elantra, prometida para 2011.

Preços

XLi 1.8 16V manual - R$ 62.110
XLi 1.8 16V automático - R$ 66.210
GLi 1.8 16V manual - R$ 65.950
GLi 1.8 16V automático - R$ 70.030
XEi 2.0 16V - R$ 76.300
Altis 2.0 16V - R$ 88.250

 

 

Publicado em: