O número de clientes interessados em aderir ao sistema de consórcio poderá alcançar bons índices no segundo semestre de 2011. As condições oferecidas pela modalidade como o aumento dos prazos de pagamento e não possuir juros são os principais atrativos para quem deseja adquirir um imóvel.
De acordo com pesquisa realizada com 700 pessoas pela consultoria Quórum Brasil, aproximadamente 73% dos consumidores brasileiros pretendem aderir a algum tipo de consórcio e 53% vêem a modalidade como uma opção de investimento. O índice de satisfação dos clientes em relação ao consórcio alcançou 94% dos entrevistados.
O consórcio de imóveis se popularizou e hoje está entre as opções mais procuradas para quem tem a intenção de comprar um imóvel. A classe C vem sendo apontada como uma das principais responsáveis pelos números positivos do setor, representando 65% dos negócios voltados para o mercado imobiliário, seguidos dos consórcios para carros e motos.
A modalidade também está entre as mais procuradas pelas classes D e E, e isso demonstra que um número crescente de novos consumidores procura conhecer as facilidades e vantagens do consorcio de imóveis em comparação com o financiamento imobiliário,
Entre as vantagens proporcionadas pelo consorcio de imóveis estão os valores menores da parcelas e o pagamento somente de uma pequena da taxa de administração, ao invés do pagamento de juros do financiamento bancário que pode chegar a 12% a.a.