Seis hábitos que prejudicam o coração

Alguns hábitos podem prejudicar o coração, sem que as pessoas desconfiem disso. Quer saber quais? Então, confira abaixo seis deles, listados pelo site Fitsugar, e descubra como  alguns costumes podem trazer problemas à saúde de maneira geral:

1 - Beber vinho em excesso
 
Apesar de o vinho tinto ter propriedades saudáveis ao coração, a bebida também tem calorias e, portanto, se for consumida em excesso, pode provocar aumento de peso. Ingerir álcool pode atrapalhar o sono, alterar o ritmo natural do corpo e interferir na saúde do coração.
 
2 – Muito exercício
 
Praticar atividade física é algo positivo, mas o excesso de exercícios prejudica o coração, porque aumenta a frequência cardíaca de repouso para um ritmo não saudável. Fora isso, exercitar-se demais impede que o corpo se recupere totalmente após o treino, crescendo as chances de lesões.

3 - Dormir pouco
 
Dormir pouco aumenta a pressão arterial. Vale acrescentar que, sem uma rotina de sono, a pessoa tende a comer mais e ficar mais irritada, além de apresentar enfraquecimento do sistema imunológico.
 
4 - Contar calorias constantemente
 
Preocupar-se com todas as calorias que ingere tende a aumentar o nível de estresse, o que coloca pressão extra sobre o coração. Fora isso, nem todos os alimentos de baixa caloria são saudáveis para o órgão. De maneira geral, a obsessão por cortar calorias pode induzir a uma alimentação deficiente em nutrientes.
 
5 - Não sair com amigos
 
Permanecer isolado eleva o estresse, o que causa aumento da pressão arterial. Muito tempo sozinho também tem como consequência a tensão e a depressão, que afetam tudo, desde os padrões de sono aos hábitos alimentares. A vida social é um ponto importante para o bem-estar emocional, a felicidade motiva a fazer escolhas saudáveis.
 
6 - Depender de multivitamínicos
 
As cápsulas de vitaminas não são respostas para tudo. É preciso ter certeza  se a composição delas  pode ou não afetar o coração.  Outro ponto negativo, é que ao ingerir complexos vitamínicos as pessoas também tendem a não fazer uma alimentação balanceada.
 
É importante se manter saudável para ter uma vida feliz, faça exames regularmente, tenha uma boa alimentação e não se esqueça de se divertir!
 

Publicado em: