Sete dicas para Comprar um Imóvel

Consorcio de Imoveis: Segundo especialistas é necessário considerar pelo menos sete aspectos fundamentais na compra de um imóvel.

Segundo especialistas é necessário considerar pelo menos sete aspectos fundamentais na compra de um imóvel:

1. Saiba onde está pisando: Não importa se o imóvel é novo ou usado. O mutuário deve checar a construtora e a imobiliária que intermediam a compra. O comprador tem o direito  de pedir toda a comprovação de que o imóvel está legalmente registrado e que obrigações com o poder público e o condomínio estão em dia.

2. Veja se o imóvel cabe no seu bolso: Dar o passo maior que a perna pode ser uma porta aberta para a futura inadimplência. Portanto, analise se o imóvel cabe no seu bolso. Para isso, a prestação mensal não deve passar de 25% da renda familiar. Além disso, após pagar a prestação e todas as suas outras contas, é bom conseguir poupar ao menos 10% do salário.

3. Guarde mais, financie menos: De acordo com consultores financeiros, o mutuário deve ter um terço do valor do imóvel para dar de entrada antes de pensar em contratar um  financiamento. Assim, poderá encurtar o prazo da operação e reduzir a quantidade de juros a pagar – para especialistas, 15 anos é o prazo máximo recomendado. Outra opção pode ser o Consórcio de Imóveis.

4. Compare bem as taxas de juros: As taxas de juros podem variar bastante de banco para banco. Por isso, é bom que o consumidor fique atento: faz muita diferença, por exemplo, pagar uma taxa de 9% para o “banco a” ou de 12% para o “banco b”. Nesse caso, o cliente da instituição “a” pagará 25% menos que o mutuário que escolher a instituição “b”.

5. Lembre-se das taxas: Não basta ter dinheiro apenas para pagar o financiamento, é preciso também lembrar que existem custos com a transferência de propriedade do imóvel e também para o pagamento de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

6. Escolha o imóvel que você precisa: Analistas de mercado de imóveis dizem que o comprador deve imaginar sua vida num prazo de oito anos: dentro de alguns anos, vou estar casado, formar família, vou trabalhar na mesma área? É com base nessa perspectiva de mais longo prazo, e não nas necessidades imediatas, que a decisão de compra deve ser tomada.

7. A localização faz a diferença: A localização é um dos principais fatores de valorização de um imóvel. Fique atento a acesso a transporte, comércio, serviços e aos índices de  violência do bairro onde você pretende comprar um imóvel. E não esqueça de respeitar o seu perfil: se você valoriza a tranqüilidade, não adianta comprar um apartamento para morar em um bairro boêmio só porque as perspectivas de valorização são boas.

Então, siga essas dicas na hora de aquirir um imóvel. Você pode optar por um Consórcio de Imóveis. Este não tem juros e você programa o quanto pode pagar mensalmente.

Publicado em: