Vá de bicicleta!

Andar de bicicleta não é só uma atividade de domingo. Além de ser uma forma de descontração, pedalar pode ser uma maneira de se locomover para o trabalho e manter o bem-estar do corpo.

De acordo com a pesquisa Origem/Destino 2007, realizada pelo Metrô SP, a cada dez anos, dos 25,5 milhões de viagem/dia que acontecem em São Paulo, cerca de 156 mil são feitas de bicicleta. Em 1997, o número era de apenas 56 mil. Isso demonstra a crescente intenção das pessoas em optar por uma forma alternativa e sustentável de fugir do trânsito, dos preços dos estacionamentos e do combustível.
 
Mesmo que o Brasil ainda reserve pouco espaço para os ciclistas, cidades como São Paulo com 37,5 km de ciclovia, Distrito Federal com 42 km; Curitiba com 100 km e Rio de Janeiro com 100 km, pretendem estender suas vias.
 
Pedalar com segurança:
A distância máxima de casa ao trabalho deve ter 15 km. Para distâncias maiores é recomendável fazer integração entre outros meios de transporte, como ônibus ou metro. O ciclista também deve estar atento aos equipamentos.  Usar luzes, capacete, luvas são alguns itens básicos para quem quer começar a pedalar. Confira outras dicas importantes:
 
1º Ande sempre pela direita e na mão dos carros;
2º Cuidado com as portas dos carros parados;
3° Sempre sinalize o que vai fazer, com sinais de mão;
4º Não fure o sinal.
5º Tente descobrir o que o motorista vai fazer. Onde ele está olhando, em que rua vai virar. Com atenção, você pode prever algumas situações de risco.
 
Agora dá multa!
 
A partir de 14 de maio, motoristas paulistanos poderão pagar multa de até R$ 574,62  se não respeitarem ciclistas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai fiscalizar e autuar veículos que não dão prioridade às bicicletas na cidade de São Paulo. Além da multa, a infração por direção perigosa renderá sete pontos na carteira; carro que invadir ciclofaixa ou ciclorrota também será punido. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já autuava infrações cometidas a ciclistas desde sua criação, em 1997. As novidades são as multas e a intensidade da fiscalização. 
 
 Informações de vadebike
 

Publicado em: