É preciso muita cautela na hora da compra e venda de um veículo para não ter prejuízo. Existem milhares de veículos provenientes de roubo, furto ou adulteração de seus identificadores e, apesar dos esforços das autoridades e dos profissionais de segurança pública, essa prática criminosa vem se mantendo e se aprimorando no decorrer das últimas décadas. Uma das ações para combater tais práticas criminosas, e evitar qualquer tipo de problemas e prejuízos para o seu bolso, é a vistoria.
A vistoria consiste na avaliação presencial do veículo e analisa dados sobre a documentação, os vidros, as etiquetas ETAs, o número do motor e do chassi, além de testar a pintura do veículo identificando se a peça tem as características originais, repintura ou até pontos de massa plástica ou estanho, entre outros itens. A avaliação oferece, além de melhoria da qualidade de compra e venda, um controle sobre o veículo, analisando itens de identificação do automóvel.
Quando se deseja realizar uma troca, venda ou compra de um automóvel, a avaliação de carros é fundamental, pois se evita futuros acidentes e é seguida a regulamentação exigida pela lei.