Veja alimentos que ajudam quando se exagera na alimentação

Você sabia que frutas são boas alternativas para reduzir os radicais livres de refeições pesadas? Em época de festas e feriados é comum comer mais do que o costume, deixando a dieta de lado. Talvez pior que contar as calorias a mais que foram ingeridas é lidar com os danos provocados pelos radicais livres, que são produzidos durante a digestão. Os radicais livres atacam as células e promovem o desenvolvimento de problemas crônicos, como doenças cardíacas e diabetes, além de  provocar envelhecimento precoce. E, claro, quanto mais comemos, mais produzimos radicais livres.
 
O jornal The Hunfington Post listou cinco alimentos que ajudam a reduzir os danos causados pelo excesso de alimentação, ajudando a voltar ao caminho da dieta saudável.
 
Temperos: adicionar temperos na alimentação ajuda a reduzir os efeitos negativos da gulodice. Um estudo publicado no The Journal of Nutrition descobriu que quem consome refeições com até duas colheres de sopa de temperos (orégano, alecrim, canela, pimentas, alho, páprica e etc.) reduz o triglicérides e os níveis de insulina e há aumento da quantidade de antioxidantes.
 
Suco de laranja: os flavonóides, tipo de antioxidante dos sucos, podem evitar os danos que os radicais livres de uma refeição gordurosa trazem ao coração, segundo estudo de 2010.
 
Frutas: se você teve uma refeição pesada, troque aquele torta holandesa por frutas, em especial as ricas em antioxidantes, como: cerejas, kiwis, uvas, morangos etc.
 
Vinagre: uma colher de sopa de vinagre na salada ajuda a manter o índice glicêmico estável depois de uma refeição rica em carboidratos. Esses índices costumam subir rapidamente depois da refeição e depois baixam na mesma velocidade,  causando fome novamente, um problema grande para quem tem diabetes.
 
Vinho: os antioxidantes do vinho tinto reduzem o impacto das comidas gordurosas no organismo, porque  nos protegem dos radicais livres. Use a bebida como ingrediente ou a saboreie durante o jantar, lembrando que a chave do sucesso é a moderação.
 

Publicado em: