Veja as opções de crédito e financiamento para comprar seu carro

Veja as opções de crédito e financiamento para comprar seu carro

Quem pretende comprar um carro novo ou usado pode escolher entre várias modalidades de crédito. Porém, antes de tomar qualquer decisão deve avaliar as suas necessidades reais, e verificar as condições relativas a documentação, prazos de pagamento, taxas e principalmente os juros praticados. Assim é possível analisar a solução de crédito vai lhe proporcionar mais vantagens e benefícios, e qual mais convém à sua vida. Entre as principais soluções de crédito existentes no mercado, destacamos:

Leasing – É uma operação com características próprias e o consumidor deve prestar muita atenção no contrato antes de fechar o negócio. No leasing, a financeira cede ao cliente o uso do automóvel por um prazo determinado, recebendo em troca uma prestação.  A operação se assemelha, no sentido financeiro, a um financiamento pago por determinado número de prestações (aluguéis), colocando o próprio veículo comprado como garantia de pagamento. Ao final do contrato de arrendamento, o consumidor pode comprar o bem por valor previamente contratado, renovar o contrato por um novo prazo ou devolver o bem ao arrendador. Quando você opta pela compra, a instituição não dá a opção de você mudar de idéia e não adquirir o carro. Além disso, no leasing só é possível liquidar as parcelas a partir do 24º mês. Também é importante lembrar que no leasing, você não é proprietário real do carro, ao contrário do financiamento comum, onde o veículo fica no seu nome mesmo durante o financiamento.

Financiamento de Automóvel - Os financiamentos para compra de carros novos ou usados são realizados em diferentes bancos privados e públicos, por meio do crédito direto ao consumidor (CDC).  Os valores financiados e as prestações são negociados de acordo com o salário do comprador. Sabemos que existem pessoas que financiam seus carros porque realmente precisam, mas nem sempre essa é a melhor opção. Os juros são muito altos, e mesmo com parcelas fixas o valor costuma ficar bem mais alto que nos consórcios. Além disso, existe a grande burocracia para aprovação de crédito.

De acordo com as novas regras divulgadas pelo Banco Central em Dezembro/2010, para financiar um automóvel, os bancos deverão exigir uma entrada de, pelo menos, 20% para financiamentos de 24 a 36 meses. Acima disso, o valor inicial sobe para 30%. Entre 48 e 60, sobe para 40%. Acima de 60 meses, todos os financiamentos terão restrição, independentemente da entrada. As taxas de juros também subiram. Regra parecida foi adotada para empréstimos consignados acima de 36 meses e para crédito pessoal ou aquisição de bens acima de 24 meses.

Consórcio de Automóvel - o principal atrativo da modalidade é justamente o custo mais baixo na comparação com o financiamento bancário. É a forma mais econômica para você programar a compra do seu carro novo ou usado. Ao adquirir o Consórcio de Automóvel, você passa a fazer parte de um grupo, que tem como objetivo constituir uma poupança para a compra de bens novos ou usados. Todos os participantes do grupo contribuem com a formação da poupança por meio do pagamento de prestações mensais, sem juros.  Na contemplação, o consorciado receberá uma carta de crédito, que pode ser utilizada na aquisição do bem escolhido. Confira algumas vantagens:

• Sem Juros, Sem entrada
• Taxas menores e menos burocracia que o financiamento tradicional
• Você escolhe o crédito desejado, o prazo e o valor das parcelas que cabem no seu orçamento.
• Várias opções de planos, para comprar seu carro novo ou usado

Simule um valor e faça uma comparação entre o Consórcio e o Financiamento

 

Publicado em: