Veja os prós e contras de comprar carro 0 Km no fim do ano!

Veja os prós e contras de comprar carro 0 Km no fim do ano!

Comprar o carro agora, em dezembro, ou deixar para janeiro? A pergunta é muito comum entre os consumidores que querem aproveitar o 13º salário para começar 2011 com automóvel novo. Especialistas consultados pelo G1 afirmam que não existe a “melhor data”: tudo vai depender do que o consumidor quer.

Os dois meses trazem vantagens e desvantagens. Mas o primeiro ponto a ser levado em consideração é a disponibilidade de produto no mercado. Se deixar a compra para janeiro, o consumidor pode não encontrar exatamente o que procurava.

De acordo com o professor de Economia da FGV-EAESP, Evaldo Alves, em janeiro o interessado corre o risco de não ter disponível o veículo na cor e com os itens de série específicos que deseja. “A oferta é menor do que em dezembro, então tem menos diversidade”, explica.

Por outro lado, apesar de dezembro ter mais veículos em estoque, os preços sobem por causa da alta procura estimulada pelo 13º salário. “Em dezembro, você pode até conseguir algum bônus, caso a montadora não tenha atingido sua meta para o ano, mas, no geral, muitos benefícios que reduzem o preço final do carro, ficam mais difíceis de conseguir”, destaca Alves, que também alerta para a redução das promoções no fim do ano.

Tanto o mês de dezembro quanto o de janeiro são acompanhados pelo "fantasma" do carro 2010. Ao contrário do que muitos pensam, de acordo com o professor de Finanças da Brazilian Business School, Rodrigo Rasga, o modelo fabricado no ano que está terminando ou que acabou recentemente não será mais desvalorizado na revenda. “As montadoras, de forma geral, já antecipam o modelo 2011 para produção em 2010, por exemplo. Isso é feito há muitos anos. Então, não se perde nada em relação ao modelo”, destaca Rasga.

Porém, ao considerar os impostos, segundo o professor, é mais vantajoso comprar o carro em janeiro do que em dezembro. “Se você compra no ano seguinte, vai usufruir do IPVA durante o ano inteiro de 2011. Mas se você compra em 2010 vai pagar o imposto do mesmo jeito e só vai usufruir durante um mês”, destaca o professor da Brazilian Business School.

Publicado em: